Uma catástrofe programada - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 22/01/2014

Status:

Corrigida
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    Em 1966, o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu a crônica “os dias escuros”, onde quando ele presenciou um cenário de horror durante o verão no Rio de Janeiro: enchentes destruidoras causaram prejuízos econômicos, destruíram casas, ruas e levaram consigo muitas vidas. Tal cenário, infelizmente, foi apenas mais um, que continua a aparecer durante todo o verão brasileiro, mesmo após se passar mais de 40 anos dessa crônica. Essa situação é um retrato de uma política sem planejamento e coberta por uma “enchente de medidas paliativas”.

    As causas dessa catástrofe são apontadas há décadas por vários especialistas, e não tem a chuva como a principal culpada por tais destruições, mas sim a interação humana no espaço: ocupação desordenada nas cidades, construção de casas em encostas, além do desmatamento nos leitos dos rios são apenas alguns dos motivos das enchentes periódicas no Brasil.

    No entanto, há soluções para essa “tragédia programada” e isso se encontra no planejamento. Não precisamos de medidas paliativas, como acontecem todos os anos após cessar o limiar das destruições. Os cidadãos precisam de grupos de especialistas que pesquisem e planejem os locais que podem, realmente, ser ocupados. Precisamos de fiscalização, para que não haja entupimento de bueiros. Além disso, deveria ser compromisso do poder público oferecer moradias adequadas e em locais devidos aos cidadãos de menor poder aquisitivo.

    Diante do exposto acima, podemos salientar que existem muitas formas de prevenir essas enchentes nas cidades brasileiras. Basta apenas que o poder público se engaje em um melhor planejamento urbano. Enquanto isso não ocorre, esperamos quais serão as cidades mais afetadas pelo poder das águas em 2014.

Comentários do corretor


Excelente texto!! Bons exemplos, ideias claras e bem desenvolvidas, citação coerente com o tema. Parabéns! Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente