O Brasil e o clichê das enchentes - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 21/01/2014

Status:

Corrigida
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            No Brasil, virou clichê ouvir falar em grandes inundações que destruíram casas, móveis, pessoas, enfim, sonhos. Todos os anos, periodicamente, uma significativa quantidade de casos tem a água, conhecida como a molécula imprescindível à vida, como a mola precursora de catástrofes socioambientais. Nesse contexto, o ser humano aparece como um catalisador do mal, que atua na aceleração de situações que estão levando a sociedade rumo ao abismo.

            Ao chover, o lixo que é jogado a todo instante pelas pessoas nas ruas e avenidas do país é levado até os locais responsáveis pela evasão da água. No trajeto, ele acaba obstruindo as passagens de escoamento, provocando o alagamento de áreas onde milhares de famílias habitam. Desse modo, uma expressiva quantidade de pessoas fica desalojada, a espera de uma iniciativa do Estado.

            Além disso, o mau planejamento de cidades faz com que famílias se desloquem para a periferia, estimulando o processo de favelização e construção de moradias em lugares impróprios, contribuindo para com os processos de deslizamentos de encostas e outras estruturas geológicas que, em seguida, irão atuar como barreira contra a dissipação da água nas grandes cidades.

            Em suma, fica evidente que o excesso de chuvas, por exemplo, não é o principal causador dos alagamentos. Na verdade, está mais do que claro o quão o brasileiro necessita de uma postura ambiental crítica, que pode ser construída desde a infância, com o auxílio da família e da escola, na condição de instituições consolidadas. Bem como, é preciso (também) uma maior atenção por parte do Estado com relação às obras de infraestruturas voltadas para o lado socioambiental, visto que esse se encontra carente de ações que permitam uma melhoria na qualidade de vida da população.

Comentários do corretor


Bom texto. Ideias bem elaboradas, claras e coerentes sobre o tema. 

Parabéns! Continue exercitando a escrita, você está no caminho certo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente