Devido a um mau planejamento muito grande no desenvolvimento da maioria das cidades e na formação dos estados brasileiros, hoje o Brasil sofre com as reações causadas pelo clima, e o que se faz para mudar essa realidade é muito pouco, pois as áreas de risco correspondem a uma grande parcela das atuais moradias do país, e as irregularidades nas construção construções acabam deixando o país estagnado, pois não consegue propor nenhuma alteração.*
O Brasil se encontra em uma área subtropical do globo, com um clima bastante úmido e com chuvas regulares, o que exige uma pesquisa ainda maior em relação aos lugares que oferecem devida acomodação, que disponibilizam um ambiente seguro para construções. O que se vê atualmente no Brasil são construções litorâneas, a beira de morros com relevos em processo erosivo, que refletem a grande realidade brasileira, (:)o desenvolvimento é bastante reduzido e (,) quando há, acontece de forma bastante irregular.
Com a ignorância nas escolhas dos locais para construção, o clima úmido, a falta de segurança e a ação indevida do homem têm como resultado as grandes tragédias que rodeiam nosso país, enchentes e deslizamentos de terra que destroem cidades inteiras, matam e deixam muitos desabrigados que (,) sem quase nenhum apoio do governo (,) acabam perdendo tudo que possuíam, e a ajuda comunitária do país acaba quando as grandes mídias param de dar foco a esse acontecimento.
É preciso tomar medidas antes que novos acontecimentos desastrosos aconteçam, incentivar o fluxo migratório de forma legal e segura, pesquisar as áreas seguras no país, (e) disponibilizar auxílio aqueles àqueles que possuem moradias em zonas de risco, (.)conhecer o país da forma que ele ainda não foi explorado vai gerar (,) além de segurança (,) um conhecimento muito amplo do país em que milhões de vidas estão presentes.
Comentários do corretor
* Pontue melhor o texto, evitando períodos tão longos.
Bom texto. Atenção apenas para a pontuação correta, o uso da crase e a coesão textual.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |