Será mesmo a chuva, a única causadora?* - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 21/01/2014

Status:

Corrigida
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É cada vez mais crescente o número de mortos e desabrigados, por conta das enchentes a qual que vem se tornando o pesadelo de muitas pessoas, sobretudo, as mais carentes.

Com a falta de planejamento de na urbanização das cidades, as pessoas ficam mais perecíveis**  suscetíveis a tais riscos, por conta de invadirem espaços os quais não deveriam ser habitados. A chuva é um fenômeno climático, sendo essencial para a vida animal e vegetal, porém o excesso da mesma, decorrente da altíssima umidade do ar, causa enormes estragos como deslizamento de terras, erosões (,) entre outros, ocasionando assim as enchentes- é quando um leito de um rio recebe uma quantidade proveniente da chuva maior que sua capacidade suportável- deixando sérias consequências, chegando a deixar milhares de mortos e desabrigados, além da grande quantidade de pessoas infectadas e os enormes prejuízos.

É comum que ocorra as enchentes, pois faz parte de um processo natural, já que todo rio necessita de um espaço de inundação. Entretanto, o ser humano vem ocupando esse espaço(,) tornando-se também responsável pelas enchenteso qua torna-se o causador de tais fatos supracitados, não sendo a chuva a única causadora.

Sobretudo, é imprescindível que o governo, por meio de suas políticas públicas socias, interfiram na ocupação dessas áreas, solucionando a superlotação de desabrigados nesses locais, já que a grande maioria dos atingidos são de classe baixa, evitando assim problemas sociais e econômicos provenientes das enchentes.

 

Comentários do corretor


* não há vírgula.

** perecível: Suscetível de perecer. Perecer: Acabarfindardeixar de existir. Observe que o termo não é apropriado para a frase em questão. 

O texto aborda o assunto proposto, porém de forma superficial, que não extrapola o senso comum. Leia mais, dê exemplos, traga dados relativos ao tema. Tudo isso ajuda a criar argumentos bem elaborados e persuasivos. 

Continue exercitando sua escrita!

 

Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente