É cada vez mais crescente o número de mortos e desabrigados, por conta das enchentes a qual que vem se tornando o pesadelo de muitas pessoas, sobretudo, as mais carentes.
Com a falta de planejamento de na urbanização das cidades, as pessoas ficam mais perecíveis** suscetíveis a tais riscos, por conta de invadirem espaços os quais não deveriam ser habitados. A chuva é um fenômeno climático, sendo essencial para a vida animal e vegetal, porém o excesso da mesma, decorrente da altíssima umidade do ar, causa enormes estragos como deslizamento de terras, erosões (,) entre outros, ocasionando assim as enchentes- é quando um leito de um rio recebe uma quantidade proveniente da chuva maior que sua capacidade suportável- deixando sérias consequências, chegando a deixar milhares de mortos e desabrigados, além da grande quantidade de pessoas infectadas e os enormes prejuízos.
É comum que ocorra as enchentes, pois faz parte de um processo natural, já que todo rio necessita de um espaço de inundação. Entretanto, o ser humano vem ocupando esse espaço(,) tornando-se também responsável pelas enchentes. o qua torna-se o causador de tais fatos supracitados, não sendo a chuva a única causadora.
Sobretudo, é imprescindível que o governo, por meio de suas políticas públicas socias, interfiram na ocupação dessas áreas, solucionando a superlotação de desabrigados nesses locais, já que a grande maioria dos atingidos são de classe baixa, evitando assim problemas sociais e econômicos provenientes das enchentes.
Comentários do corretor
* não há vírgula.
** perecível:
O texto aborda o assunto proposto, porém de forma superficial, que não extrapola o senso comum. Leia mais, dê exemplos, traga dados relativos ao tema. Tudo isso ajuda a criar argumentos bem elaborados e persuasivos.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |