A falta de consciência da população e a falta de planejamento do Estado ocasionam um problema antigo que acontece todos os anos: as enchentes. Os principais meios de comunicação noticiam tragédias, tendo como causa principal um problema comum que poderia ser evitado. Como o poder público e a população podem contribuir para mudar essa realidade?
As enchentes são ciclos hidrológicos naturais dos rios, mas, infelizmente, são intensificadas pelas ações antrópicas ao meio ambiente, como por exemplo: desmatamento, poluição, processo de urbanização, etc.
Devido ao processo de urbanização, houve a pavimentação de ruas, a construção de fábricas, e as cidades cresceram e se desenvolveram, abrigando um grande aglomerado de pessoas por todos os lados, muitas vezes ocupando áreas irregulares. Essa ocupação desordenada acarreta graves consequências, como o acúmulo de lixo, muitas vezes por falta de consciência da população, e a falta de tratamento de esgotos por parte do poder público, o que contribui para a elevação dos rios, agravando as enchentes. Além disso, em meio a toda a poluição, a população está mais propensa ao risco de doenças, como a leptospirose.
Apesar de existirem várias medidas de combate às enchentes, ainda há pouca responsabilidade do poder público com o problema, como a falta de fiscalização para a desocupação de áreas de risco, a falta de lixeiras pelas cidades, e principalmente a falta de planejamento urbano.
Tendo em vista que o problema das enchentes está relacionado a vários fatores, a melhor maneira de solucionar, ou tentar minimizar o problema, é a prevenção. As autoridades devem agir de forma planejada, atuar na fiscalização de áreas de risco e criar políticas para tornar o meio ambiente mais limpo. Porém, não bastam apenas as ações do Estado, mas principalmente da população, que deve ser consciente em relação à produção de lixo e ao despejo do mesmo, para que dessa forma tragédias sejam evitadas, mudando a realidade das enchentes.
Comentários do corretor
Excelente texto! Objetivo, claro, conciso, com argumentos bem elaborados e ótimo domínio da líingua portuguesa. Parabéns!
Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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