Chega o período das chuvas e com ele as corriqueiras notícias de enchentes. Tais matérias retratam as consequências que são sentidas por milhares de pessoas em todo o país, como deslizamentos de terra, (e) o desabrigamento dessas pessoas, deixando feridos e até mesmo provocando mortes. Entra ano e sai ano, e o contexto permanece o mesmo, sem solução e atingindo cada vez mais famílias.
A construção desordenada de casas em locais não apropriados é uma das causas das enxurradas. Essas moradias são construídas em terrenos nos leitos dos rios, que durante o período de seca ficam com seu nível baixíssimo, tomando o curso natural da água. Outras vezes são construídas em solos não originais, e ficam em cima de onde antes eram aterros, lixões informais. Além disso, entra o fator poluição, mais comum nos grandes centros urbanos, que deixa o rio mais raso e com um aumento considerável de nível durante o período chuvoso.
A construção de um sistema eficiente de drenagem, o reflorestamento do leito dos rios e o desassoreamento, tornando-os mais profundos, e ainda (a) construção de barragens são soluções que minimizam e até resolvem os efeitos causados pelas repentinas cheias.
O problema das enchentes é crônico em várias cidades brasileiras, causando inundações, erosões, deslizamento de terras e vários prejuízos aos moradores dos locais atingidos. Cabe, além da população, aos governantes tomarem providências para amenizar os impactos provocados por essa situação, como a contrição construção de casas populares em locais seguros, tirando as pessoas que moram em áreas de risco, e uma fiscalização dos locais mais propícios às enchentes.
Comentários do corretor
O texto explora o tema proposto, porém não extrapola o senso comum. Leia mais sobre o assunto, apresente dados, enriqueça sua argumentação, tornando-a mais persuasiva.
Não há falhas graves em relação ao aspecto gramatical.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |