Entre os meses de dezembro e fevereiro, ocorrem no Brasil os registros mais elevados dos índices pluviométricos. Devido a esse fato, os noticiários apresentam a exposição de temas relacionados com as às enchentes e como estas afetam várias cidades do país.
As mudanças climáticas têm gerado chuvas cada vez mais torrenciais, que causam enchentes de grandes proporções, e consequentemente grandes prejuízos para a população. Mas, é necessário compreender que este é um processo totalmente natural, e por isso não é indicado construir casas perto do leito dos rios.
Devido ao solo das cidades serem impermeabilizados pelo asfalto e concreto, ocorre a diminuição da quantidade de água que possa ser infiltrada pelo solo. Além disso, práticas como jogar lixo nas ruas, acabam entupindo os sistemas artificiais de escoamentos projetados nas cidades. Essas(,) dentre outras ações antrópicas, agravam ainda mais a situação, potencializando as enchentes e seus prejuízos.
A destruição das cidades e de plantações agrícolas gera altos gastos para o governo durante o processo de reconstrução dos lugares atingidos. Além das perdas materiais, ocorre o desaparecimento de várias famílias, porque durante uma enchente muitas pessoas são arrastadas pela correnteza e acabam não sobrevivendo. Sendo registradas somente no Espírito Santo foram registradas, 24 mortes durante o ano de 2013.
Medidas como planejamento do escoamento dos rios, a não construção de habitações próximas ao leito dos rios a seus leitos, e até mesmo conscientização da população ao não jogar lixo nas ruas são práticas que evitam e minimizam os prejuízos e efeitos das enchentes.
Comentários do corretor
Bom texto! No entanto, o foco ficou mais nos prejuízos do que na discussão de possíveis soluções. Isso poderia ter sido melhor balanceado em sua argumentação.
Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural). Evite também a repetição de termos em um curto período de tempo, optando por pronomes.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |