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Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 21/01/2014

Status:

Corrigida
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Segundo a Organização das Nações Unidas,  o Brasil é o sexto país no mundo onde mais ocorrem desastres climáticos e (,) entre as catástrofes, uma em cada três está vinculada à enchentes. Por definição, uma enchente é uma inundação que, na maioria dos casos, está associada ao excesso de chuvas. Todavia, será que os impactos trágicos que tanto atingem a população são frutos de somente (de) forças naturais?

Quando se busca a solução efetiva de um problema, é preciso primeiramente conhecer as suas causas e  no caso das enchentes, não é diferente.  Mais do que os fatores naturais, as causas antrópicas, como o desflorestamento, a poluição, o mau uso dos espaços urbanos e a impermeabilização do solo são uns dos principais vilões nessa história. Todos esses elementos juntos promovem os desastres mostrados na mídia, como a destruição de bens domésticos e públicos e até a perda de vidas. Indubitavelmente, a insuficiência de medidas satisfatórias tomadas pelo poder público (,) associada à  falta de conscientização das pessoas torna a questão ainda mais problemática.

Segundo uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da USP, o prejuízo dos alagamentos em São Paulo, por exemplo, é de R$ 762 milhões ao ano. Isso só mostra que uma solução é urgente e, se comparada ao prejuízo, certamente rentável. O reflorestamento, a construção de sistemas de drenagem, a instalação de radares metereológicos, a criação de reservatórios domésticos e empresariais, a redução da poluição e a regulação técnica da expansão urbana são exemplos de medidas que (,) a curto e longo prazo (,) acarretariam na extinção do problema e, consequentemente, numa maior segurança para a população.

As enchentes não devem ser encaradas como simplesmente fenômenos naturais para os quais não há saída e providências devem ser tomadas não somente após tragédias como também antes, como uma forma de prevenção. A problemática é uma mera questão de comprometimento social e, sobretudo, político. Na busca por uma melhoria na qualidade de vida, tanto o cidadão comum como as forças públicas tem têm responsabilidade no combate desse problema e ambas as partes podem e devem tomar atitudes para amenizar e resolver o mesmo. 

Comentários do corretor


Bom texto! Você explora bem o tema, com argumentos bem desenvolvidos e dados interessantes, que reforçam a persuasão textual. Atenção apenas para a concordância de número (singular e plural) e para a grafia correta das palavras.

Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente