Todos os anos muitos brasileiros são afetados pelas enchentes, que são ocasionadas por massas de ar úmidas vindas do litoral, aonde (que) chegam aos rios, fazendo - os transbordarem e causarem enchentes. Além de desabrigarem milhares de habitantes(,) as enchentes podem provocar epidemias, devido ao contato com o lixo e outros resíduos. Logo, um país com a sétima maior economia do mundo não pode apresentar realidades vergonhosas como essas.
As enchentes são enfrentadas desde os tempos antigos. O Egito e a Mesopotâmia são grandes exemplos, onde o homem se “impõe” a à natureza e recebe suas consequências. Atualmente o estado do Espírito Santo declarou estado de emergência por causas das chuvas que provaram provocaram 24 mortes e (deixaram) vários desabrigados. Muitas erosões e deslizamentos de terras são causados pela má habitação, onde pessoas sem condições financeiras vão morar em morros, que são locais impróprios para a habitação. Esse hábito de fuga das cidades e tumultuação construção nos morros e favelas sãos os principais causadores de mortes e “desabrigações” dos problemas relacionados às enchentes*.
De acordo com a legislação (,) todos os cidadãos tem têm direito a moradia de qualidade, entretanto comprovamos em muitos casos o contrário. Os residentes das favelas são privados desses direitos e são obrigados a viverem em lugares inapropriados, onde são constantemente vitimas das enchentes. Muitos moram em barracos feitos de madeira sem a menor segurança, convivem sem saneamento básico, situação que é propícia a epidemias.
Uma possível solução para a erradicação das enchentes é a construção de lares em locais apropriados, para carentes. Um programa baseado no Minha Casa Minha vida do governo federal, mas com foco nos residentes das áreas de riscos. A Reforma Agrária também séria uma solução viável, onde o país teria uma distribuição de terra mais correta, favorecendo os sem terras e os sem tetos. Com tais medidas talvez o país desenvolva uma sociedade melhor e mais justa.
Comentários do corretor
* Um pouco acima já foi citada a questão das mortes e dos desabrigados. Evite a redundância.
Bom texto. Atenção, no entanto, à concordância de número (singular e plural), à acentuação e ao uso da crase.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |