Enchentes: um problema de todos.* - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 20/01/2014

Status:

Corrigida
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Em todo início de ano é comum ouvirmos no noticiário anúncios de tragédias causadas pelas fortes chuvas e pelas enchentes. São encostas que desmoronam, casas são soterradas, pessoas são levadas pelas enchentes e todos os anos as notícias se repetem, o que nos causa à a impressão de que nada é feito para que essas tragédias anunciadas não ocorram mais.

São tragédias que acontecem por vários motivos, sejam eles sociais, políticos ou culturais. Muitas pessoas (,) por falta de acesso à moradia (,) se sujeitam a morarem em encostas, em áreas irregulares e de riscos e o governo(,) por sua vez, nada não interfere. O desmatamento também é um agravante, as árvores em encostas barram a correnteza, evitando que a terra se desprenda do solo, (.) sem essas árvores é evidente (que) houvera haverá desmoronamento, o lixo e resíduos de construção que são constantemente descartados em lugares impróprios acarretam entupimento de bueiros e vias de escoamento de água, entre outros tantos fatores que agravam as enchentes.

Porém não devemos apenas culpar e criticar os políticos que não fazem nada para minimizar esses desastres, pois nós também temos a nossa parcela de culpa, (.) pois nós elegemos quem está no poder, e nós devemos cobrar e fiscalizar o serviço de quem está na prefeitura, no governo, na câmara de deputados, e que na maioria das vezes não (o) fazemos. Devemos, além disso, fazer a nossa parte quanto à reciclagem e o descarte correto de lixo, cuidar de nossa cidade, pois as ruas públicas são como o quintal de nossa casa e é assim que devem ser tratado tratadas por todos.

Com medidas simples, tais tragédias poderiam ser evitadas. A união faz a força, se cada indivíduo se preocupar em fazer a sua parte, com certeza muitas tragédias como essas poderão ser evitadas.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final no título.

Bom texto, porém a pontuação incorreta, o mau uso da crase e a falta de concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) prejudicaram a clareza das ideias e o bom desenvolvimento dos argumentos.

Atente-se a estes problemas e continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente