Sol, praia e lazer, são essas as palavras mais ditas e ouvidas quando começa o período tão desejado por nós brasileiros, o verão! Mas nem sempre essa é a realidade de todos, junto com elas o verão vem a grande preocupação de todos os anos, o que nós chamamos de “chuvas de verão”.
Basta começar dezembro e as notícias de ruas inundadas, casas e carros submersos, deslizamentos em morros, centenas de famílias desabrigadas e vítimas fatais começam a tomar conta nos dos jornais, e junto com elas vem aquele jogo de perguntas pra saber de quem é a culpa(,) afinal. A população diz que é o governo que não faz planejamento e não tem infraestrutura adequada para conter as chuvas, já (o) governo diz que a população não dá ao seu lixo o destino correto e por isso os bueiros entopem e a cidade alaga.
A falta de recurso por parte da população carente que não tem para onde ir acaba os levando a ocupar áreas irregulares e (,) assim(,) temos um crescimento desordenado da população da cidade, (.) uns moram a à beira de rios (,) que e em certos períodos do ano a quantidade de água se eleva a níveis extremos, (;) outros acabam morando em encostas (,) que com a quantidade de chuva no verão acabam desmoronando e fazendo muitas vítimas e deixando muitos desabrigados.
Investimentos devem ser feitos para alocar essas pessoas em lugares seguros e dignos de morar, o desentupimento de bueiros deve ser frequente, e a população deve ser mais consciente com seu lixo, pois não haver cestos suficientes nas ruas não é uma desculpa para jogá-lo no chão.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final no títutlo.
O texto aborda o tema proposto, porém não extrapola o senso comum. Leia mais, pesquisa, traga dados e exemplos concretos para fortalecer sua argumentação!
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à pontuação.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |