Enchentes, um processo natural contínuo de transbordamento de água. Um desequilíbrio ambiental que foi intensificado pela ação humana.
Esse fenômeno natural que ocorre simultaneamente todos os anos está se transformando em uma catástrofe populacional. A ocorrência de enxurradas pode ser relacionada ao problemas no sistema de drenagem, ausência de bueiros e ocupação indevida no espaço ambiental. Os desníveis naturais estão bem vistas (?) em cidades que sofrem com a falta de água e outra com alagamento, isso pode ser em resposta a ações prejudiciais contra a natureza.
A presença desse assunto em noticiários se tornou rotineiro rotineira, vidas que perdem parentes e seus bens materiais. Alojamentos com condições desumanas para viver e uma esperança de que no próximo ano tudo irá melhorar. A questão não se resume em tomar medidas provisórias se a situação é muito agravante grave, (com) um possível debate sobre a questão poderá se achar soluções concretas.
A conscientização do ser humano em relação a jogar lixo em seus devidos lugares pode mudar o rumo dessas história. A natureza se voltou em tirar vidas, que por sua vez podem ser evitadas mas isso pode ser evitado com atos nobres de não jogar papel no chão, de criar possíveis projetos que solucionem ou diminuam essas perdas e estruturar cidades para acolhimento dessa chuva frequente.
Comentários do corretor
Alguns trechos destacados em seu texto não estão claros ou apresentam traços de incoerência. Atenção à organização das ideias.
O texto não extrapola o senso comum ao abordar o assunto. Leia mais, traga informações precisas e dados para a discussão.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |