A cidade entre as águas.* - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 20/01/2014

Status:

Corrigida
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       O problema das enchentes está ganhando destaque em todos os meios de comunicação, pois o número de casos está aumentando em todos o país. Este aspecto é um fenômeno natural. Entretanto, com a intensificação da ação antrópica ele está se tornando um agravante mais grave, principalmente nas grandes cidades.

       O elevado índice de poluição é uma das causas para a ocorrência desse problema. Pois, a falta de coleta seletiva, péssima orientação da população e má distribuição de lixeiras, contribui contribuem para o acúmulo de lixo. Com isso, ocorre o entupimento de bueiros que eleva o nível da água das chuvas ou rios. (,) Logo, ocasionando as enchentes.  

          Além disso, outro fator responsável por esse agravante é a impermeabilidade do solo, no qual se que consiste na perda da capacidade desse componente de absorver a água que deveria nutri-lo. Isso é consequência, da pavimentação das ruas e cimentação de quintais, com isso, a água fica incapaz de fazer o processo correndo mais rápido e tomando conta do local. Por fim, ocasionando enchentes e em alguns casos a erosão do mesmo solo.

        Diante disso, é inegável afirmar que o problema das enchentes está se tornando cada vez mais comum em todo Brasil. Entretanto, é possível evitar esse agravante isso com apenas alguns cuidados. Primeiramente, é necessário promover uma melhor orientação para a população em geral, em relação ao lixo. Isso pode ocorrer através, de palestras em escolas, universidades e paróquias, priorizando os perigos e prejuízos das enchentes, mostrando também, uma alternativa maior de renda através da reciclagem. E para evitar a impermeabilidade do solo, é necessário o uso de pavimentos mais permeáveis, para o asfalto. Blocos abrindo brechas, assentados sobre a areia permitindo que a água, penetre no solo e escoe sob o piso das ruas e avenidas. Ambas as soluções, podem ser feito a feitas a partir da inciativa do governo e outros órgãos interessados para resolução desse problema. Assim, evitando evita-se o riscos de enchentes e melhorando melhora-se a qualidade de vida da população.

 

      

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final no título.

Agravante:que torna mais grave. Isso quer dizer que não é a enchente que é agravante, mas os fatores que levam até ela. Por isso, em alguns casos, o uso do termo agravante ficou incoerente no texto.

Atenção para a pontuação, a concordância de gênero (masculino e feminino), a grafia correta das palavras e a coesão de um modo geral.

O texto aborda o tema proposto, porém não extrapola o senso comum. Alguns fatores causadores de enchentes, como moradias em áreas de risco, não foram abordados. Também não foram usados dados reais para subsidiar os argumentos. Leia mais, pesquise sobre o assunto antes de escrever a respeito.

Continue exercitando sua escrita!

Que torna mais grave.

"agravante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/agravante [consultado em 01-02-2014
Que torna mais grave.

"agravante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/agravante [consultado em 01-02-2014].
Que torna mais grave.

"agravante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/agravante [consultado em 01-02-2014].
Que torna mais grave.

"agravante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/agravante [consultado em 01-02-2014].

Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente