Considerada um ser vivo (,) a natureza também tem sua forma de se expressar. O ser humano (,) principalmente os indígenas (,) valorizavam a natureza ao extremo como um ser superior, um ser que tudo sabe , um ser que tudo ensina e tudo transmite. Ao descobrir a matéria prima o homem começou a se desenvolver de forma muito revolucionária, principalmente na questão de capitalismo e tecnologia avançada. Daí o que era muito valorizado e praticamente adorado pelo ser humano passou a ser como um objeto que somente serve para fornecimento.
Assim como á na lei da ação e reação, a natureza passou a responder pelas ações do homem. Uma dessas respostas mais vistas no mundo inteiro são enchentes, deslizamento de terras, mortes, árvores caídas, entres outros. Será que todos esses acontecimentos é são um avisos da carta de 2070? Isso é uma preocupação agravante grave. Mas, nem tudo está perdido. Muitas empresas (,) até mesmo ONGs especializadas em meio ambiente(,) tem têm colocado como assunto principal á a sustentabilidade, uma nova forma de ver o planeta terra onde é como nosso habitat em que devemos preservá-los como se fosse nossa própria moradia.
Aconselhamentos têm sido levantados como: não construir casas em lugares proibidos, não jogar lixo nos bueiros, não fazer desperdício de desperdiçar água, não jogar pilhas de eletrônicos no solo ou no lixo orgânico, evitar sacolinhas plásticas, entre outros(,) podem ajudar. Recreação tem sido realizada* e o incentivo às crianças, jovens e adultos deve ser ainda mais rigoroso, pois o que a geração de 2070 dirá? Será que uma árvore fará parte de um museu? Bem, isso depende de nós mesmos**. Agindo assim(,) a natureza poderá agradecer e novos horizontes a sociedade ira gerar pois conscientização é (o) principal fator de um mundo melhor e que nós (,) agentes causadores (,) venhamos ser agentes construtores de novos desafios para que gerar mais instabilidade estabilidade no planeta.
Comentários do corretor
* Como assim, recreação? Em que sentido?
** Ese linguajar mais informal e pessoal não condiz com a estrutura de uma dissertação. Evite.
Alguns trechos do texto ficaram incoerentes devido ao uso de expressões equivocadas, como instabilidade no lugar de estabilidade, ou de ideias que não foram bem desenvolvidas, como o caso de recreação, que pareceu fugir do contexto.
Releia sua redação antes de enviá-la.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |