Um assunto muito discutido é a situação de desastres climáticos. (,) Visto que são recorrentes esses problemas nos dias atuais. Por isso, deve-se entender como acontecem e como evitar esse dilema problema.
A grande maioria das cidades nasceu às margens de algum rio. Com o tempo, elas cresceram e o aumento da população e o desenvolvimento da industrialização foram gerando uma necessidade cada vez maior de água. Essa urbanização interferiu nos sistemas de infiltração e de escoamento das águas da chuva . Ao mesmo tempo, a agricultura e os desmatamentos causaram assoreamentos e modificaram leitos de rios e lagos(.) também algumas obras , como hidrelétricas e represas, acabaram ocasionando modificações em bacias hidrográficas e em florestas, inundando cidades.
Porém, um ponto importante a ser analisado é a questão da prevenção através de saneamento básico(.) segundo a Organização Mundial da Saúde , é o controle de todos os fatores do meio físico humano que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem-estar físico, mental ou social . Nesse sentido, o saneamento básico envolve o planejamento e a construção de rede de abastecimento de água e esgoto e também o tratamento do lixo residencial e industrial antes que sejam lançados em rios, represas, córregos e lagos.
Diante disso, o desafio da Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com o Governo federal e a sociedade é traçar estratégias eficazes, afim de que possam promover ações para a construção de uma vida de qualidade. Porque o que fere a terra, fere também os filhos da terra.
Comentários do corretor
O texto aborda o problema proposto, porém não extrapola o senso comum sobre o assunto. Leia mais, traga mais dados referentes às enchentes para subsidiar sua argumentação e tornar o texto persuasivo.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |