As enchentes no Brasil é são resultado de uma tendência pelo do clima tropical que propícia propicia chuvas intensas, mais uma junção de negligência do nosso governo com falta de ações de prevenção e de falta de educação por parte da população.
Mesmo sendo algo que se repete e o governo estando ciente disso(,) tratam tudo com um certo descaso, e com a maneira costumeira do Brasil de só se preocupar quando uma tragédia acontece. Sendo algo natural se tratando da chuva, a força da natureza não é fácil de ser contida de fato, mais mas as tragédias poderiam ser evitadas(,) principalmente hoje que temos a tecnologia como aliada.
Mais mas não é só o governo que é culpado por tudo isso, a própria população que cobra do governo também tem uma grande parcela de culpa, (.) lixos e objetos jogados nas ruas por falta de educação das pessoas resultam no entupimento de bueiros e acabam obstruindo a escoação o escoamento da água acumulada, atrapalhando o saneamento que no Brasil já é deplorável, e assim acaba sendo mais um fator a favor das enchentes. Outro fator é a própria chuva pois o Brasil é um país com clima tropical predominante, e esse clima tem como características períodos do clima desértico e equatorial, isso faz o calor e a chuva serem mais intensas.**
Apesar de tudo isso as enchentes poderiam ser evitadas, como uma melhor fiscalização do governo nas áreas de risco, investimento no sistema de saneamento básico, e o cuidado com as encostas, (.) são algumas ações que ajudariam a solucionar esse problema.Mais mas o maior feito seria a conscientização da população através de propagandas para evitar jogar lixo nas ruas e evitar morar em encostas e barreiras. Não podemos continuar permitindo que vidas sejam subtraídas dessa forma pelas enchentes.
Comentários do corretor
* Enchentes: quais suas causas e como prevení-las?
** Esse argumento já foi citado no primeiro parágrafo do texto. Evite a repetição.
Atenção para a grafia correta das palavras. Uma letra a mais pode fazer toda a diferença, como no caso de "mas", que tem sentido de adversidade, e "mais", que tem sentido de adição. Atenção também para a concordância de número (singular e plural).
O tema proposto foi abordado, porém não extrapolou o senso comum.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |