Prevenir e Preservar - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 17/01/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição de 1988 determina que seja é de suma importância preservar a integridade do patrimônio do país e impedir situações que possam pôr em risco à a qualidade de vida das pessoas e o próprio meio ambiente. Infelizmente, vemos que, a cada ano, novos desastres naturais são registrados e demonstrados pela mídia, como as inundações.

As áreas urbanas são as que mais sofrem interferências em seu meio inato. As mudanças ambientais causam muitos efeitos nos grandes centros urbanos em comparação às áreas rurais. Exemplos destas são a impermeabilização do solo, o consumo de combustíveis fósseis, a mudança no curso dos rios e(,) principalmente, a construção de casas em locais inadequados, como marginais de rios. Além disso, as condições climáticas no Brasil acentuam a ocorrência de desastres ambientais – o território brasileiro recebe uma quantidade considerável de insolação e, devido à faixa litorânea, há a formação de muita umidade.

Estes fatores agravam o aumento da temperatura e da evaporação, onde há a formação de formando  núcleos de condensação na atmosfera. Com a precipitação elevada, a capacidade de escoamento por parte dos rios é insuficiente. As inundações não ocorrem somente pelo acúmulo de chuvas, mas sim, pela falta de zelo da população para com o meio ambiente. O que contribui de forma imediata para a ocorrência de enchentes é o entupimento de bueiros, pela falta de cuidado com o lixo e a destinação de esgoto para muitos rios, (e) pela falta de investimento com o saneamento básico.

As consequências das enchentes são muitas, como foi visto em Santa Catarina no ano de 2008: De de acordo com a Defesa Civil do Estado, 135 mortes foram confirmadas e foram afetadas cerca de sessenta cidades. Cerca de 150 mil habitantes ficaram sem energia elétrica e várias cidades ficaram sem acesso devido às enchentes. Como esperado, o nível da água no Vale do Itajaí subiu cerca de onze metros acima do nível normal e(,)  deste modo, a proliferação de doenças ocorreu com mais facilidade.

Com efeito, estes incidentes naturais mobilizaram os órgãos meteorológicos e as autoridades governamentais. Em Santa Catarina, foi implantada uma central para monitorar e promover ações a fim de diminuir os efeitos de novos desastres naturais. A partir de abril de 2014, o estado catarinense contará com um radar meteorológico e também serão construídas novas barragens para a contenção de água, auxiliando as que já existem, como a barragem Itajaí-Açú.

Por fim, as inundações são um processo natural na conduta hidrológica de um rio e também, a ocorrência de chuvas em abundância é uma condição meteorológica trivial no nosso país. Por isso, as medidas preventivas estão totalmente nas mãos das autoridades. Logo, estas devem sempre estar em alerta nestes momentos, fiscalizando e planejando a ocupação do solo e a utilização dos recursos hídricos, respeitando os critérios ambientais. Havendo investimento e conscientização por parte da população e das autoridades, é possível diminuir as consequências das inundações, preservando o meio ambiente.

Comentários do corretor


Bom texto! Explora de forma coerente e coesa o tema proposto, apresentando dados para subsidiar a argumentação.

Atenção apenas para a pontuação correta (uso devido de vírgulas).

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente