Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, no século XV, a população brasileira vem aumentando significativamente. Aumento esse concretizado com o advento da Revolução Industrial, no século XVIII, que fixou as cidades como verdadeiros pólos de concentrações humanas concentração humana. Atualmente a maior parte dos brasileiros vive nas zonas urbanas, entretanto, nesses locais são cada vez mais comuns os casos de enchentes, estas que ocorrem devido à grande concentração desordenada da população(,) e que ocasiona na leva à compactação excessiva do solo, provocando um desequilíbrio entre o homem e a natureza.
De acordo com o jornal A Folha do Estado de São Paulo, ocorrem enchentes na maior cidade do país há mais de um século. Enchentes essas que são muito frequentes em todo o Brasil, pois as cidades cresceram sem planejamento, invadindo os leitos dos rios e represando os mesmo. E(,) com a retirada da vegetação para a construção das casas, fábricas, ruas, etc. o solo foi se compactando excessivamente.
Assim, quando chove não há locais para a água infiltrar no solo e os rios ficam tão cheios que transbordam, provocando as tenebrosas enchentes, destruindo casas, móveis, veículos e até interrompendo vidas. Mas (,) na maioria dos casos a população de baixa renda é a que mais sofre danos com as enchentes, pois devido à alta especulação imobiliária tais pessoas acabam indo morar em terrenos mais baratos, como baixadas de rios e encostas, ficando à mercê do perigo.
Diante disso, torna-se evidente que a concentração desordenada da população ocasionou na compactação dos solos, resultando em inúmeras enchentes. Nesse sentido, é necessário um replanejamento das áreas urbanas a fim de se evitar novas enchentes. Órgãos educacionais, ONG’s e igrejas podem desenvolver projetos de reflorestamento nas cidades e de conscientização das pessoas sobre a importância de se cuidar do meio ambiente. Assim, o Brasil estará prevenido contra as enchentes e o homem e a natureza em total equilíbrio.*
Comentários do corretor
* E o Estado, não tem papel na prevenção de enchentes?
Seu texto explora o tema proposto, mas o faz de maneira superficial. A discussão tem vários fatores e você a abordou basicamente por um lado apenas.
Exercite sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |