O Brasil tem enfrentado e sofrido nos últimos anos nas regiões sul e sudeste grandes enchentes que causaram inúmeros danos matérias materiais, doenças e mortes de muitas pessoas. Os agentes causadores das enchentes vão desde fenômenos naturais à ação antrópica do homem no meio ambiente, sendo as regiões metropolitanas as mais atingidas.
Por serem mais desenvolvidas economicamente, grande parte da população brasileira migra para estas regiões provocando assim o inchaço urbano e, como conseqüência, a geração de diversos problemas sociais aos qual quais se pode inserir as enchentes. Infelizmente quem mais sofre são as famílias de baixa renda que não possuem moradias fixas e acabam ignorando o alerta da defesa civil, permanecendo em áreas consideradas como de riscos.
A maioria das catástrofes ocasionadas pelas enchentes tem haver a ver com o descaso do governo que por sua vez não investe em obras de prevenção, e também da própria população, que não contribui, jogando lixos nas ruas e causando o entupimento dos bueiros provocando grandes alagamentos.
Para que possam ser evitados os maiores riscos causados pelas enchentes, tanto o governo quanto a população devem manter e cumprir com suas obrigações, investindo em infra-estrutura e urbanização, saneamento básico, limpeza de bueiros, canalizações, educação ambiental, investimento em alta tecnologia, pois hoje existem cidades com radares que são capazes de fazer a previsão do tempo com até 15 dias de antecedência.
As pessoas podem ajudar com ações voluntárias participando de grupos como o Nudec, um grupo comunitário que tem por objetivo organizar campanhas e incentivar a educação preventiva. É impossível afirmar que as enchentes podem deixar de existir, pois são de ordem natural podendo acontecer todos os anos. No entanto, o que pode ser evitada é a degradação do meio ambiente com ajuda e ações humanas e principalmente governamentais.
Comentários do corretor
*riscos
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação devida do texto.
Quanto ao conteúdo, ele atende ao tema proposto, porém os argumentos poderiam ter sido melhor elaborados.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |