Muito se discute a respeito da construção de casas em áreas que são consideradas de risco. Essa é uma realidade causada pela falta de infraestrutura das grandes cidades que cresceram de forma desordenada, e as pessoas acabaram habitando as áreas ao lado das cidades que são os morros, encostas, e próximo as às nascentes de rios, ocasionando os graves acidentes que ocorrem todos os anos nas épocas de chuvas.
As enchentes são causadas, por falta de planejamento das grandes cidades, as habitações que foram construídas próximo aos leitos de rios sofrem constantemente pelos problemas decorrentes das inundações, pois nas épocas de chuvas os volumes dos rios costumam aumentar, pois o seu volume de água é maior e necessita expandir-se além de suas fronteiras, por isso não é adequada à a construção de casas à margem de rios.
Nota-se por outro lado que, o Brasil é um país tropical, possuindo um clima mais úmido, e devido a isso se costumam ocorrer deslizamentos de terras em certas épocas do ano. No início do ano de 2013, no Rio de Janeiro, 200 pessoas ficaram desabrigadas e pelo menos 2 morreram vítimas dos deslizamentos de terras em áreas de encostas, após um período de muita chuvas, mas isso ocorre todos os anos em muitas cidades brasileiras, principalmente as que estão próximas ao litoral.
Além das áreas de risco, outro fator que contribui para as enchentes é o acúmulo de lixo nas grandes cidades, é a falta de drenagem das ruas, entupimento e falta de bueiros, além das ruas asfaltadas que impossibilitam que uma grande quantidade de água seja absorvida pelo solo.
Logo, é necessário que se corrija a estrutura das ruas das cidades, como a declividade das ruas, construir galerias pluviais, além de conscientizar a população a não habitar áreas de encostas, morros e próximo a leitos de rios. E ainda criar politicas para tirar das áreas de risco as pessoas que já se encontram nessas áreas presentes.
Comentários do corretor
Bom texto, porém algumas adequações gramaticais precisam ser feitas, como o uso da crase, a concordância de número (singular e plural) e a grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |