A interferência humana no meio ambiente é uma das principais consequências causas* das enchentes que vem acontecendo durante as últimas décadas. Apesar das enchentes serem de calamidades naturais, pois as cheias em rios, lagos e riachos só ocorrem em época de excesso de chuvas.
As consequências das enchentes (,) transmitidas pelos meios de comunicação televisivo e internet á à sociedade, vem a cada dia ganhando mais repercussão. São enchentes que acontecem nas encostas de rios, lagos e riachos que passam nas proximidades de zonas urbanas, que vem apresentando consequências como casas inundada pelas enchentes, famílias isoladas, perda de bens e acima de tudo suas vidas por insistir em ficar nestas áreas que são de risco. No lugar de florestas e campos, as encostas de rios, lagos e riachos estão sendo ocupadas a cada dia por mais construções de casas, galpões e barracos.
Muitas dessas construções são de pessoas de baixa renda que não tem têm condições de ter seu imóvel próprio ou até mesmo renda para pagar o aluguel de um imóvel em uma área de menos risco. Por está esta razão, as encostas de rios, lagos e riachos estão sendo a cada vez mais ocupadas por estas pessoas. Ao momento que chover por muito tempo, sem dar trégua nestas regiões, é fácil prever, as consequências das enchentes nestas localidades pelo meio de comunicação televisivo e internet, comparados aos rios amazônico e pantanal onde também se equiparam de áreas de risco, mas não apresentam problemas por as encostas não serem ocupadas.**
Para que se minimize as consequências das enchentes é preciso retirar estas pessoas que residam residem nas encostas de rios, lagos e riachos (e levá-las para) lugares de áreas de menos risco, e assim, proibindo novas invasões ou até mesmo reflorestando nestas regiões, dificultando dessa forma a invasão nestas destas áreas que são de risco.
Comentários do corretor
* Observe a diferença conceitual entre causa e consequência. A causa, no caso, é a interferência humana no ambiente. As enchentes é que são consequência disso (da causa).
** Trecho confuso, com ideias que já foram citadas anteriormente, porém desta vez escritas de forma incoerente.
Atenção para a concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) no texto. Releia a redação antes de enviá-la e certifique-se de que as ideias estão claras e coesas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |