É um absurdo que o Brasil(,) que deseja atingir o patamar dos países de primeiro mundo (,) permitir permita que seus habitantes morram em eventos naturais e cíclicos como as enchentes, (.) observa-se, então, que esse país não tem qualquer perspectiva de futuro ou bom senso.
Países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos e Japão também sofrem com problemas naturais como enchentes, mas as similaridades com nosso país acabam nesse aspecto. Eles abordam os danos humanos, causados pelas enchentes, como resultado do mau planejamento urbano e falta de fiscalização das entidades responsáveis e conseguem aprender com os erros do passado. No Brasil há um ciclo vicioso de acusações entre gestores atuais e passados, sem contar com a arrogante pretensão em culpar a natureza pelas perdas humanas.
Fica assim evidente que o primeiro passo para sanar essas perdas é reconhecer que a falta do planejamento presente, causará danos futuros e que obras de reestruturação urbana devem ser transversais aos mandatos de quatro anos, sendo assim um modelo de gestão contínuo. Num modelo contínuo de gestão, as ações devem prever momentos críticos que vão ocorrer no futuro e contemplar planos de contenção para reduzir as perdas materiais e humanas.
Portanto, para que atos absurdos e irresponsáveis sejam minimizados é necessário necessária uma delimitação de gestão de riscos urbanos, assim como campanhas informativas sobre os riscos de ocupação em áreas com risco de enchentes.
Comentários do corretor
Bom texto! Explorou o texto por uma perspectiva bastante crítica e mostrou uma possível solução que foge ao senso comum a respeito do tema.
Atenção apenas à concordância de gênero (masculino e feminino), à conjugação correta dos verbos e ao uso de vírgulas.
Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |