Quando um leito d'água transborda, geralmente como consequência de uma grande carga de água recebida de chuvas intensas e constantes, superior ao que suporta, diz-se que ocorreu uma enchente. As enchentes são um problema mundial e, dependendo da força da "cheia" - como também são conhecidas -, pode haver deslizamentos de terra, destruição de residências, aparecimento de crateras e enormes buracos nas estradas de asfalto. Além disso, devido a substâncias encontradas no ambiente público, como urina de animais, a população está sujeita a doenças infecciosas. Outros fatores que resultam em enchentes são: desmatamento, assoreamento do leito dos rios e alto índice pluviométrico da região.
No Brasil, a cada ano, principalmente na região Sudeste, há muitos casos de enchentes. Nos noticiários são constantes reportagens sobre as "cheias". Todavia, esse fenômeno natural não pode continuar a ocorrer, pois as enchentes proporcionam muitos prejuízos às pessoas; aquelas que moram em áreas de risco chegam a perder as suas residências e algumas não veem outra solução senão ir morar em abrigos. Tendo em vista esse problema social que é enfrentado atualmente no Brasil, a população vê a sua gravidade e sabe que algo deve ser feito para amenizar essa situação. Mas o quê?
Uma solução é a construção de represas, que irão reter grandes quantidades de água. Aliás, se esse projeto fosse implantado, poderia solucionar, mesmo que não totalmente, outro problema enfrentado no Brasil: o período de seca na região Nordeste, pois enquanto em um lugar a água é abundante, em outro é escassa, então distribuí-la parcialmente no país seria uma ótima saída para essa situação que prejudica as pessoas, os animais e o meio ambiente. Outras soluções bastante favoráveis à amenização das enchentes aqui no Brasil são: a implementação de um programa intenso de limpeza de bueiros urbanos, pois, com os bueiros entupidos pelo lixo jogado pela própria população, a água fica acumulada; elaborar e implementar elaboração e implementação de* planos de contingência e de combate a inundações; e as prefeituras devem permeabilizar as ruas. Deste modo, a população brasileira ficará bem mais segura no período das enchentes, que até podem ser fatais.
Comentários do corretor
* Mantenha a unidade discursiva do texto. Se você começou usando substantivos ao invés de verbo, continue numerando os fatores com substantivos.
Bom texto, ideias claras e objetivas, no entanto, o tema foi explorado de maneira superficial. As moradias em áreas de risco, por exemplo, não foram sequer citadas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |