As enchentes são consideradas entre as catástrofes naturais, no Brasil, as que mais causam danos à saúde da população. Considera-se ainda que a atuação do homem tem contribuído diretamente para esta calamidade, pois o processo de modificação e desestabilização da natureza tem sido o fato gerador deste fenômeno.
O crescimento desordenado dos centros urbanos, sem que haja estudo prévio, contribui para o processo de modificação da natureza, impossibilitando que haja o escoamento necessário das águas pluviais. E isso não para por ai. Desmatamento, edificações, poluição atmosférica e assoreamento dos rios são, conforme amplamente divulgado pelos meios de imprensa, as principais causas para o agravamento das enchentes.
Outro aspecto que merece destaque especial é quanto os estragos ocasionados pelos dilúvios. As chuvas não causam apenas rompimento de barragens, erosão ou deslizamentos de terras, muitas vezes, levma até a morte. Por exemplo, recentemente, o Estado do Espírito Santo teve que decretar estado de emergência, devido às catástrofes ocasionadas pelas enchentes.
Resta evidente que, a conduta humana não é a causa determinante das mazelas ocorridas pelas enchentes, contudo, não se pode olvidar das consequências diretas provenientes de suas atitudes. A interferência do homem no solo, na natureza, de forma incessante(,) contribui para (o) agravamento das citadas calamidades. Sem esquecer, da falta de educação ambiental de grande parte da população, que continuam a jogar lixos em vias públicas (,) o que ocasiona os entupimentos de bueiros e impossibilita o escoamento das águias águas.
É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, a sociedade se conscientize da necessidade de reeducação ambiental e que o Estado promova políticas educativas que tenham por cunho prevenir e evitar atitudes que contribuem e agravem contribuam e agravam com os efeitos das enchentes. Logo, o Estado e sociedade devem atuar de forma paritária com o objetivo de minimizar tais sequelas.
Comentários do corretor
Atenção para a concordância de número (singular e plural), para a pontuação correta (uso de vírgula) e para a grafia correta das palavras.
Bom texto, porém não extrapola o senso comum sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |