Ao fazer uma análise das cidades mais afetadas por enchentes, busca-se descobrir as causas de tal fenômeno que deixa uma extensa camada da população desabrigada e dezenas de mortos. Com isso a sociedade entra em estado de emergência ou até mesmo de calamidade pública.
No verão o fluxo de chuvas é maior, principalmente nas regiões litorâneas do Brasil, e por serem mais próximas do nível do mar tornam-se vulneráveis a enchentes com maior intensidade. Outro fator existente são as casas construídas no leito dos rios(,) onde fica a área de inundação(,) ocasionando ainda mais o caos e pessoas desabrigadas. Ainda convém lembrar o êxodo rural e a urbanização onde há pouco espaço com terra que ajudaria na absorção da água, além disso, tem o lixo que é jogado diariamente nas ruas.
Políticas preventivas são uma ótima alternativa para que surjam resultados positivos, podendo ser feitos, programas de conscientização dando exemplos com imagens e vídeos do antes e depois de tragédias ocorridas devido às ações humanas.
Em virtude do que foi mencionado é plausível colocar em prática ideias construtivas, pois, quando pensamos em melhorar as condições de vida das pessoas, é bom aproveitar enquanto há tempo e moradores em áreas de riscos. A retirada desses de moradores de áreas de risco torna-se é uma iniciativa inteligente, buscando dessa maneira a redução no número de mortes e o apoio de outras classes sociais, conquistando o reconhecimento por parte da população. (??)
Comentários do corretor
A conclusão do seu texto está mal elaborada, com ideias confusas, sem coesão. Atenção, pois a conclusão é uma parte muito importante da dissertação.
No geral, seu texto aborda o tema proposto, porém de uma forma superficial. Leia mais, organize melhor suas ideias e apresente dados que possam dar melhor subsídio a seus argumentos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |