Enchentes no Brasil se tornou uma situação corriqueira algo corriqueiro. Praticamente, todos os anos, a partir do mês de novembro, vemos, uns através dos jornais, outros vivenciando na prática, todos os transtornos que o excesso de chuvas pode causar, especialmente em regiões com pouca infraestrutura. Estrutura mínima para que possa minimizar os impactos causados pelas chuvas nesta época do ano.*
O grande volume de água, aliado à falta de planejamento, principalmente em relação à construção de habitações e à urbanização das cidades, de maneira geral, estão entre as principais causas para as constantes enchentes em algumas regiões do país.
É fato que, a maior parte das cidades, independente do seu porte, não foi preparada para conviver, minimamente bem, com o período chuvoso. Casas construídas em encostas ou em outras regiões inapropriadas; ruas impermeabilizadas como pouca ou nenhuma estrutura para o escoamento das águas têm causado sérios problemas e tragédias para os habitantes das localidades com este perfil.
Considerando que não é possível impedir as chuvas em excesso, faz-se necessário um planejamento mais adequado para possibilitar convivência menos traumática com as enchentes.
Este planejamento deve identificar quais são as áreas afetadas, quais as consequências e as possibilidades de ações que diminuam os efeitos negativos das enchentes.
Iniciativas como proibir construções em áreas de risco, investimento em saneamento básico, bem como em canais para o escoamento das aguas, além da implantação de um eficiente sistema de monitoramento das chuvas podem reduzir os danos das enchentes constantes.
Comentários do corretor
* Informação redundante.
Bom texto, explora bem o tema proposto, refletindo sobre os prejuízos e as possíveis formas de amenizá-los. Atenção apenas para a coesão das informações.
Continnue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |