Calamidade pública - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 14/01/2014

Status:

Corrigida
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      Muito se tem discutido, atualmente, acerca das enchentes, pois é de extrema relevância para a vida em sociedade. Verifica-se que há aspectos, que devem ser levados em consideração tais como: os lixos e as construções irregulares.

      Inicialmente, pode-se afirmar que muitos lixos jogados e despejados, são grandes causadores de enchentes em nosso país, pois com essa falta de educação da população, onde - que poderia guardar o lixo em uma sacola plástica e esperar pelo dia de sua coleta. - Com essa desordem ocasiona inundações (,) destruindo lares. Ora, o Governo do Estado* relata que foi lançado um projeto conscientizando a população a não sujar as ruas, pelo descumprimento dessa norma será aplicado aplicada uma multa a seu CPF.

      Outro aspecto que pode ser levado em consideração são as construções irregulares que vêm causando muitos deslizamentos de encostas deixando o nosso Rio de Janeiro em estado de calamidade pública. Por exemplo, morro do Bumba, Xerém, Nova Friburgo, Teresópolis e ,atualmente,Complexo do Alemão que tiveram diversas famílias desabrigadas por causa do grande desgaste de terra levando abaixo diversas residências. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro as pessoas sem responsabilidade do que pode acontecer ou até mesmo sem autorização para construção de casas em encostas e barreiras fazem com que ocorra o desmatamento da natureza e deixe  vulnerável sua residência, pois as raízes das árvores destruídas não só ajudam para sustentar como  ajudam também na absorção das águas (,) não deixando o solo úmido.

      Em virtude dos fatos mencionados acima e é de extrema importância que os governantes repensem  e elaborem um projeto para aumentar o número de agentes sanitários afim de fiscalizar a lei em vigor(,) bem como mapear áreas vulneráveis a deslizamentos ,para que ,tragédias como a do morro do Bumba não assolem mais o estado.

          

Comentários do corretor


* Que Estado? Especifique.

Seu texto ficou muito limitado a exemplos do Rio de Janeiro. Procure expandir mais a abrangência da sua argumentação. Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural). A pontuação também precisa ser revista.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente