As últimas semanas do ano de (2013) marcou marcaram a memória dos brasileiros, primordialmente dos habitantantes do estato do Espírito Santo; (,) pelo fato lastimável da grande enchente ocorrida no local. Essa situação extremamente desagradável hostiliza-se ainda mais com a alta quantidade de óbitos e milhares de famílias desabrigadas.
O Brasil, de certa forma(,) possui fica em uma região segura comparando-se àquelas que estão constantemente ameaçadas de tornados, erupções vulcânicas, terremotos, etc. Todavia, com as intensas chuvas em alguns lugares no país (,) é "comum" notícias de grandes desabamentos de barreiras, deslizamentos de terra e imensas enchentes.
O acúmulo de lixo em córregos e nas ruas, interrompe a correta circulação das águas. Com isto, deixando excesso com tendência de de aumentar ainda mais nas próximas chuvas**, ocasianando as temidas enchentes, a qual as quais interferem em casas, escolas, hospitais; provocando transtornos em todos os meios.
A insensibilidade da sociedade para com a natureza, é certamente, a principal causa dessas infelizes catástrofes ambientais e sociais. Portanto, com o intuito de amenizar e controlar essas situações, é necessário e importante que o governo dos estados invista em aumentar o número e melhorar os sistemas de saneamento básico e oferecer moradia saudável e segura. Como também a sociedade colaborar (,) evitando atitudes errôneas que possam agredir o meio em que vivemos.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título e agradável leva acento.
** Trecho mal elaborado, incoerente e solto no texto. Reveja.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Na conclusão, por exemplo, faltou desenvolver um pouco mais o argumento de que a população pode colaborar. Como seria essa colaboração?
Explore melhor o tema, trabalhe suas ideias de forma crítica!
Atenção também para a concordância de número (singular e plural) e à pontuação correta, especialmente quanto ao uso de vírgulas.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |