Para algo ser considerado natural deve ocorrer sem a interferência de fatores externos. Atualmente milhares de pessoas no Brasil sofrem as consequências de desastres tidos como “naturais”.
Essas “catástrofes naturais” já têm período marcado para acontecer, sempre na parte final do ano, com as chuvas fortes de verão, os jornais noticiam enchentes e desmoronamentos, infelizmente causando a perda de milhares de vidas.
Um ponto interessante é que os locais onde ocorrem esses “desastres” são os mesmos lugares tidos como perigosos. Era mesmo muito difícil prever que uma população no interior do Pernambuco que vive na beira de um rio fosse sofrer com a enchente desse mesmo rio, como aconteceu no início desse ano, ou pessoas que constroem verdadeiras cidades nos morros do Rio de Janeiro fossem sofrer com desmoronamentos – como ocorreu nos últimos anos.*
Em cidades como São Paulo o mesmo problema da enchente tem outra causa, a impermeabilização das ruas asfaltadas somado ao sistema ineficiente de vasão de água formam verdadeiras piscinas gigantescas.
Uma forma de evitar novos “imprevistos naturais” é aumentando a fiscalização de verbas públicas – já que recentemente os “mensaleiros” foram obrigados a devolver quase onze milhões de reais aos cofres públicos, segundo jornal Folha de São Paulo – e com esse dinheiro promover a realocação das populações que vivem em áreas de risco, investir em um sistema mais eficiente de vasão da água e (,) dessa forma (,) impedir que ocorram desmoronamentos e enchentes fatais, que no Brasil não têm nada de natural.
Comentários do corretor
* Aqui caberia um ponto de interrogação, não? Se o objetivo foi fazer uso de ironia, esta figura não condiz com a formalidade que se espera de um texto dissertativo. Evite.
Bom texto! Crítico e bem elaborado, mas não deixe de observar o destaque feito anteriormente.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |