Enchentes: o resultado de ações humanas - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 14/01/2014

Status:

Corrigida
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    Houve muitas enchentes no Brasil em 2013. Mas a chuva não é o único fator causador das enchentes. Por ser um país tropical, com climas úmidos, as chuvas fortes no verão são perfeitamente normais. O principal fator causador das enchentes é o crescimento acelerado das cidades, sem um planejamento.

   Durante o processo de urbanização muitas pessoas migraram do campo para a cidade, a fim de trabalhar nas indústrias, localizadas em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro. Devido à quantidade de migrantes, nestas cidades já não era possível encontrar um terreno adequado e quando encontrado, as condições financeiras não alcançavam eram suficientes. Então, (alguns trabalhadores) refugiaram-se nas cidades próximas dos grandes centros, em geral pequenas, sem planejamento ou infraestrutura, onde construíram moradias amontoadas, em terrenos irregulares ( próximo a rios ou encostas ).

   O desmatamento ( consequência da demanda de matéria-prima das indústrias ) cresceu. Grande parte das florestas foram foi derrubadas, sem que houvesse preocupação em replantar árvores no local onde foram retiradas. Esta ação provoca assoreamento do solo próximo aos rios (,) o que (,) considerando o clima do país (,) é um grave problema.

   Outro fator ligado ao processo de urbanização, é a quantidade de construção e pavimentação nas cidades, que contribui para a formação das ilhas de calor. Estas ilhas de calor podem provocar fortes temporais.

    Para enfrentar o problema com as enchentes só a conscientização das pessoas não é suficiente. Neste problema estão envolvidas questões naturais, políticas, sociais e econômicas. É preciso tomar medidas. Uma boa medida seria o planejamento das cidades. Evitar a formação de áreas periféricas, reduziria o risco de morte para muitas famílias nas épocas de chuva.

Comentários do corretor


Seu texto está bom, porém faltou desenvolver um pouco mais a conclusão, explorando melhor alguns exemplos de soluções para a questão. Atenção também para a pontuação correta (uso de vírgulas) e para a concordância, especialmente de número (singular e plural).

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente