DESPOLUIR E REPLANEJAR - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 13/01/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O clima brasileiro é propício para chuvas constantes (,) principalmente no verão, e, é nessa época, que (,) na maioria dos casos, acontecem às as tragédias. Mas será mesmo que a culpa é das chuvas, ou é da irregularidade das construções, da poluição e da falta de planejamento das cidades?

O Brasil não é o único país na faixa tropical, mas é o mais atingido pelas catástrofes causadas pelas chuvas, o que confirma que um dos principais culpados é a falta de planejamento das cidades brasileiras, já que outros países da faixa tropical também têm grandes índices pluviométricos.

Casas na beira de rios, riachos, barranco e morros é são a realidade de muitos brasileiros, principalmente de classes mais baixas. Essas construções, que são, na maioria, irregulares, trazem um enorme risco as às famílias e a à sociedade. O problema é que essas famílias não tem têm outra moradia, então acabam correndo risco, e, muitas vezes (,) perdendo todos os seus bens devido às chuvas.

Outro problema é o aumento na quantidade de chuvas e a irregularidade das mesmas. A poluição do ar e das águas piora cada vez mais a situação do Brasil diante das chuvas do clima tropical. O lixo dos rios, muitas vezes, impede o rápido escoamento das águas, elevando os seus níveis que causam os transbordamentos e as cheias.

A diminuição da poluição depende do mundo todo, mas se cada um fizer a sua parte, já se poderá sentir a diferença e a diminuição das tragédias no Brasil. Dar oportunidades às pessoas de classes baixas a morarem em áreas mais seguras trará, ao menos, uma diminuição dos casos de mortes devido às cheias e aos desmoronamentos. Replanejar e despoluir são as palavras chaves para um Brasil com menos catástrofes devido às chuvas do clima tropical.

Comentários do corretor


Bom texto, com bons argumentos e construção clara das ideias.

No entanto, é preciso atentar-se a alguns aspectos gramaticais, como o uso da crase, a pontuação e a concordância de número (singular e plural).

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente