Todos os anos a mesma triste história se repete pelo Brasil: enchentes destroem cidades, causando centenas de mortes. São tragédias sociais repetidas que poderiam ser evitadas se suas causas fossem previamente estudadas, tratadas e, consequentemente, prevenidas.
Recentemente, várias cidades do interior do estado do Espírito Santo foram atingidas por enchentes. Situação parecida atingiu também, em 2011, algumas cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Nas duas ocasiões, autoridades da Defesa Civil relataram, como fator potencializador dos problemas, as residências e ocupações desordenadas ou irregulares. De fato, a maioria das mortes e dos desabrigados era de áreas de encostas ou de leito de rio, reprovadas por especialistas.
Nesse contexto, outro fator importante que precisa ser considerado é a prevenção. Com efeito, uma melhor infraestrutura urbana poderia ajudar a minimizar problemas dessa natureza. Exemplo disso seriam investimentos em construção e manutenção das galerias pluviais, responsáveis por escoar o excesso de água proveniente das tempestades. Além disso, políticas educacionais de conscientização dos moradores de áreas de risco precisam ser periodicamente executadas, ainda que se perceba o retorno de muitos deles para essas áreas por falta de opção e de suporte do poder público.
Portanto, verifica-se que é imprescindível que poder público e sociedade atuem juntos em prol da vida. O Estado, buscando entender as causas, prevenindo os desastres e auxiliando as eventuais vítimas. E a sociedade, entendendo os riscos impostos pela natureza.
Comentários do corretor
Excelente texto! Coerente, objetivo, com argumentos bem elaborados e bom domínio da língua portuguesa.
Continue exercitando sua escrita, você está no caminho certo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |