E choveu três dias e três noites ininterruptas, essa situação é notória na sociedade brasileira, e, mais do que nunca, traz prejuízos sociais e econômicos. as enchentes é são um problema sazonal que assola boa parte da população equatorial. Nesse sentido, a dicotomia, cidadãos e governo, são os principais ajudantes dessa situação, pois como se sabe, as enchentes são naturais em algumas resgiões do mundo e a sociedade assume o risco de morar nesses lugares(,) e enquanto o governo não faz nada para evitar essas moradias em local locais de risco.
A sociedade sabe do problema, mas insiste em morar nas áreas de risco. Casas alagadas, milhares de mortes, doenças constantes, deslizamento de terras, essas são algumas situações que (acontecem) todo ano aconteçe em se tratando de áreas de risco e enchentes. Porém, a sociedade, consciênte consciente desse problema(,) ainda escolhe esses locais de risco para assentar sua família.
Nesse sentido, o governo com medidas paliativas faz vista grossa sob esses problémas problemas. O estado que deveria por auxiliar informar a sociedade sobre o risco de se morar em lugares inóspitos, além de fornecer moradia para aqueles flagelados que perderam tudo.prefere remediar suas consequências do que previnir essas catástrofes, e ela (que) podem resultar em um gasto exorbitante com alimentação (,) e remédios, além de fornecer e moradia para aqueles flagelados que perderam tudo.
Fica evidente, portanto, que a culpa das consequências das enchentes são tanto da sociedade como do governo. Dessa forma, para evitar que os problemas desse fenômeno da natureza possam ser mínimo minimizados, os cidadãos que ocupam áreas de risco, com ajuda do governantes, procurem devem procurar um lugar mais instável estável para morar, além disso, o goveno deve informar sobre as possíveis áreas de risco através da mídia, para que assim as moradias nesses lugares possam ser removidas e evitar seus riscos. Pois, só assim (,) o cotidiano das pessoas possam nao se tornará uma história bíblica.
Comentários do corretor
Atenção para a grafia correta das palavras e para a coerência na escolha dos termos. A concordância de número (singular e plural) também deve ser observada.
Quanto ao tema, foi abordado de forma satisfatória, apesar de que a relação com a história bíblica não ficou muito clara.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |