Atualmente, vivenciamos grandes catástrofes ambientais, o que resulta (em) tristeza para quem é atingido. As enchentes vem a cada dia se tornando mais frequentes aos brasileiros, causando mortes , infelicidade e, (ao mesmo tempo), esperança de dias melhores a estas pessoas. Como podemos mudar esse quadro?
Felizmente, hoje possuímos sistemas de alertas eficazes, capazes de gerarem relatórios sobre estes eventos, evitando assim um grande constrangimento, mas mesmo assim, ainda não são capazes de visualizar todas as ocorrências, pois sua abrangência ainda é pequena. Muitos destes monitoramentos, são feitos através de empresas privadas, o que acaba beneficiando apenas algumas regiões. Por outro lado, outro fator que contribui para as enchentes, com toda a certeza, é o descarte incorreto do lixo, (rua) na rua, que vem traz como consequência dessa atitude as enchentes, prejudicando a si mesmo e a tantos outros. Outro ponto importante a ser abordado, é a falta de planejamento na urbanização da cidade, (ruas (com) declives, falta de galerias pluviais, etc ) que contribuem para o grande acúmulo de água, (gerando as enchentes) (e) causando um transtorno imenso as às famílias afetadas.
Visualizando todas estas informações podemos concluir que, é necessitário que a população tome consciência das áreas de risco(,) (áreas onde existe a maior probabilidade desses incidentes), assim evitar evitando estas áreas, poderia ser uma grande solução, pois existem poucas sedes de monitoramento. Contribuir com o descarte correto do lixo, também será sem dúvidas uma grande mudança nesse cenário atual em que vivemos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso correto de parênteses. Em todos os casos em que você o usou neste texto, eles eram desnecessários e tornaram a leitura truncada, dificultando a transmissão de ideias ao invés de facilitar. A pontuação correta do texto também é primordial para manter a coesão e coerência.
Quanto ao tema, foi abordado de forma satisfatória, porém não extrapolou o senso comum.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |