Todos os anos as chuvas em excesso, provocam enchentes, fazendo com que a primeira impressão seja de os prejuízos e as destruições. As reportagens sempre relatam São Paulo e outras cidades brasileiras que enfrentam este problema e os danos provocados como deslizamento de terra, rompimento de barragens, desabrigados e algumas vezes casos de mortes.
Porém, o um dos grandes fatores do transbordamento, é quando o leito natural de um córrego adquire uma quantidade de água trazida pela chuva maior do que consegue comportá-la comportar. Sendo que, é necessária uma área de inundação para (a) água escoar, mas, em muitas cidades essa área foi tomada por alguns indivíduos que construíram suas moradias, onde o rio irá transbordar e trazer as conseqüências negativas.
Pode-se observar que a sociedade muitas vezes não colabora para diminuição das enchentes, jogando lixos nas ruas, fazendo a retirada da cobertura vegetal e a impermeabilização do solo, que geram ondas de calor, assim fornecendo acarretando os temporais, e não ensinam a geração futura como deve se comportar diante de tal situação e como evitá-la.
Conforme o site do Brasil Escola, as enchentes são um problema sério para a sociedade, pois, além dos enormes prejuízos econômicos, põem em risco a vida de várias pessoas, que podem contrair doenças infectocontagiosas, como a leptospirose.
Enfim, para diminuição das enchentes é preciso (que) o governo investir invista em moradias adequadas e planejadas para as pessoas de baixa renda, e a população obter de conscientização de deve se conscientizar e não poluir as cidades com objetos que possam causar inundações.
Comentários do corretor
* Um dos grandes problemas brasileiros
Cuidado para não ser prolixo no texto. Uma boa maneira de evitar isso é a objetividade, vá sempre direto ao ponto, sem o uso excessivo de conjunções e de expressãos como "pode-se observar que" e "sendo que".
No geral, o tema foi abordado de forma satisfatória, ainda que não tenha extrapolado o senso comum.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |