As enchentes - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 09/01/2014

Status:

Corrigida
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Entra ano, sai ano e as fortes chuvas que costumam cair no verão sempre provocam alagamentos em várias partes do país. Em função desses desastres, muitos moradores das regiões prejudicadas pelas cheias perdem seus bens e ficam desabrigados. Além de destruir vidas, as enchentes ocorridas principalmente nas grandes áreas urbanas destroem também as moradias das pessoas. (,) As quais sofrem por atos causados por alguns políticos, que deveriam implantar uma política em prol da vida.
As publicações recentes sobre as enchentes (,) principalmente nas grandes cidades (,) demonstram que a água, substância fundamental na vida também das pessoas, está tornando-se inimiga das mesmas por intermédio das enchentes. Em que, a falta de emprego e de moradia obriga-as as obriga a viverem em áreas de riscos, como perto de rios ou em planaltos, áreas essas que são destruídas pela água dos rios nos períodos de chuvas (,) que levam também vidas de cidadãos com a enchente.
Assim, as vítimas das enchentes perdem a vida e o lar por falta de um governo mais justo. Desse modo, mesmo que as leis sociais declarem que os Estado precisam de dirigentes que preservem a vida da sociedade, muitos desses estão fazendo o inverso, ou seja, tirando vidas, quando permitem que pessoas construam suas casas em lugares vulneráveis as às enchentes. O primeiro passo é não jogar lixo no chão, em hipótese alguma. Guarde na bolsa até encontrar a lixeira mais próxima e lembre-se de separar o lixo para a reciclagem. Não coloque entulho de restos de construções na rua ou objetos que não têm mais uso, como sofás e outros móveis velhos. Solicite caçambas e dê aos mesmos a destinação correta.
            Enfim, a água precisa ainda ser a substância vital a todos os seres e não a destruidora. Mas, para que isso aconteça os políticos devem investir o dinheiro público em moradias em locais adequados e alimentação.(?)

Comentários do corretor


A conclusão ficou um pouco incoerente. O que a alimentação tem a ver com o tema proposto?

Atenção para a pontuação do texto (uso de vírgulas) e para a repetição de termos, que deixa o texto redundante.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente