É de conhecimento do senso-comum*, que as enchentes causam grandes problemas para a população brasileira, e também para os governantes das nossas cidades e do nosso país. A última década concentrou 50 das 180 maiores enchentes dos últimos 100 anos. Apesar de ter menos grife que outros desastres, as enchentes geram grandes dúvidas em que se fazer para controla-lá. Mas quais as suas causas? E como preveni-las?
As enchentes ocorrem na maioria das vezes por causas naturais, onde um excesso de chuva, provoca o transbordamento da água do seu leito natural, qual seja, córregos, rios, lagos, arroios e ribeirões. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência com o tempo. Mas também a população tem a sua parcela de culpa na ocorrência desse fenômeno, não é preciso nem comentar que jogar lixos nos rios o poluem, mas na verdade o que a maioria das pessoas não sabem, é que os lixos jogados nos rios, provocam o assoreamento, deixando-os mais rasos e estreitos, facilitando assim o seu vazamento.
Não existe uma fórmula mágica para acabar de vez com as enchentes, mas algumas mudanças na estrutura dos grandes centros urbanos podem minimizar o efeito do excesso de água pluvial. O desafio é encontrar possibilidades para evitar a impermeabilização dos solos e assoreamento dos rios. Afinal, reduzir o volume de chuva, é impossível. Nas margens dos rios, o ideal seria ter faixas cobertas por vegetação. Em casos de transbordamentos, a água seria absorvida pelo solo livre de calçamento. Quanto mais espaço coberto por vegetação (,) melhor. Solo não pavimentoso absorve até 90 % da água das chuvas. E também algumas cidades aderiram aos piscinões, que consiste em capturar capturam a água de galerias, rios, e etc.
Concluindo, as enchentes são problemas graves, que podem ser controlados, mas e que causam grandes prejuízos econômicos e sociais para a população brasileira.
Comentários do corretor
* O senso-comum não é uma pessoa, portanto, não tem conhecimento. Opte por "É senso comum" ou "É de conhecimento de todos".
Atenção ao uso correto das conjunções. Se empregadas de forma errada, como no caso do "mas" na conclusão, podem deixar o texto incoerente. Cuidado também com a pontuação correta.
Quanto ao tema, foi explorado de forma satisfatória, dentro de uma estrutura condizente com o tipo de texto proposto.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |