Fala-se muito nos noticiários de fenômenos climáticos que causam problemas à população. Entre eles, as enchentes(.) que se busca o desafio é saber como ocorrem e maneiras de evitar tal acontecimento (,) que prejudica muitas pessoas.
Diante disso, sabe-se que quando a chuva cai e um rio ou córrego transborda a sua capacidade de contenção de água, é com um alagar a cidade ao redor desse rio (se alaga). Porém, o lixo que é jogado nas ruas é um agente causador desse revés, já que entope os bueiros para onde o excesso de água poderia ser escoado, assim evitaria algumas tragédias sociais. Além disso, a degradação ambiental provocada pelo homem é a principal causa do desequilíbrio climático terrestre. Visto que o planeta é interligado , por isso o derretimento das calotas polares tem influência nas enchentes, pois aumenta o nível do mar e por consequência diminui a capacidade de receber água pluvial , alagando as cidades(.)
Por “conseguinte, segundo Nicolau Maquiavel:” Uma mudança sempre deixa caminho aberto para outras”. Por isso, algumas reformulações nos grandes centros urbanos, como a limpeza de bueiros e córregos que auxiliaria (o escoamendo da) quando a água vim pudesse escoar . Logo, essa é uma das formas de evitar alagamentos, e assim prevenir grandes estragos na sociedade.
Sabendo disso, o Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente, prefeituras , subprefeituras e o Governo Federal devem trabalhar em conjunto. (,) A fim de investir na prevenção de desastres ecológicos, (.) todavia é necessário elaborar estratégias de mobilização e incentivo a criação de uma consciência ecológica e também estabelecer fiscalização e multas para quem jogar lixo nas ruas ou rios . Dessa maneira, pode-se melhorar as cidades , já que cidade limpa, lugar feliz !
Comentários do corretor
Cuidado com o uso das conjunções. Seu excesso pode deixar o texto prolixo. Procure a objetividade ao escrever o texto. A ordem direta também é a mais indicada para a escrita, pois evita que a frase perca o sentido em uma confusão de palavras. Atenção também para a pontuação, especialmente o uso de vírgulas e ponto final.
Quanto ao tema, foi explorado de forma satisfatória, porém não extrapolou o senso comum.
Continua exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |