Antigamente as (ruas das) cidades eram de barro (,) não tinha asfalto,não havia problemas com inundações, (.) hoje quando as nuvens de chuva tomam conta do céu,as pessoas que moram a à beira de rios e córregos ficam em pânico,com medo de que a água chegue ao a um determinado nível e acaba acabe vazando pelos lado,entrando dentro de casa.
Isso acontece porque a quantidade de lixo jogando na rua acaba indo para o esgoto e entupindo, mais mas* o problema não é só o lixo e sim a impermeabilidade do solo, se não tivesse tanto asfaltado asfalto não teria alagamentos como vem tendo com as chuvas de verão.
Outro fator que colabora para as enchentes é a expansão da cidade, isso faz com que córregos e rios fiquem mais pequenos menores, juntando isso com a quantidade de água que as pessoas gastam** e a chuva forte que cai principalmente no verão , acabam causando alagamentos nas grandes cidades.
Não existe fórmula mágica que evite alagamentos,mas algumas mudanças na estrutura das grandes cidades e centros urbanos seria o ideal para diminuir o risco de alagamentos***,principalmente nas grandes cidades como a cidade de São Paulo.Limpar os piscinões e córregos seria uma boa alternativa para evitar alagamentos.
Ou seja (,) uma cidade sem planejamento deixa de ser uma questão ambiental e passa a ser uma questão social, econômica e política . A população tem que fazer a sua parte de não jogar lixo na rua ou córregos, e a prefeitura tem que fazer a sua de limpar o esgoto e resolver os demais problemas da cidades.
Comentários do corretor
* mais é aditivo, mas é adversativo.
** Qual é a relação entre as enchentes e a quantidade de água que as pessoas gastam? O argumento não ficou claro.
*** Evite a repetição de termos fazendo uso de pronomes relativos.
O texto aborda os problemas causados pelas enchentes mas deixa a desejar quanto à discussão de soluções reais e de impacto. Além disso, é preciso atentar-se à pontuação correta, à flexão dos verbos e à acentuação.
Continua exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |