As Enchentes - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 08/01/2014

Status:

Corrigida
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Nos últimos anos, vem acontecendo uma sequência de enchentes, a cada ano ocorre em algum lugar do Brasil. Mas será que é apenas por causa das chuvas típicas de verão ou tem outros fatores que contribuem a (com) essas enchentes? É claro que não é apenas por causa das chuvas, mas também por causa da maneira em com que as cidades foram sendo construídas e desenvolvidas.

O êxodo rural ocorrido no país, a partir de 1950, que foi um grande deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Como a maior concentração econômica do Brasil é entre os planaltos e o litoral, houve uma grande concentração de pessoas nesses locais e o que não suportou a quantidade de imóveis tendo uma escassez e, além disso, seus preços eram altos. Com consequência, muitas pessoas começaram a se acomodar em ocupações irregulares em áreas de encostas e próximas de córregos e rios.*

O país tem clima tropical e fica em uma zona climática intertropical, assim ocorre uma grande quantidade de insolação e também de territórios úmidos, além de ter inúmeros rios. Quando chove os rios enchem e como eles têm certa capacidade se ultrapassa-lá eles irão transbordar acontecendo as enchentes. Assim, todos os rios deveriam ter uma área chamada de “área de inundação”, o que não acontece muitas vezes por causa do que foi dito anteriormente**.

Seria muito difícil mudar todas as pessoas que vivem próximas aos rios para um lugar melhor e sem risco de inundação; (mas)  essa solução é a que seria a ideal. Outra maneira é desenvolver um projeto que escoa a água da chuva e do rio, um projeto que possa aproveitar a água da chuva também.  Não podemos ficar parados e deixar a água acabar com famílias e pertences, se não é capaz do Brasil daqui alguns anos virá virar um único e imenso rio!

Comentários do corretor


** Este parágrafo está mal estruturado. A pontuação confunde e as ideias não estão coerentes. Analise e reescreva de modo que ele fique claro e conciso.

** Resuma o que foi dito anteriormente. 

Texto confuso, com trechos incoerentes e escritos de forma truncada. Releia e organize as ideias antes de escrevê-las. Quanto ao tema, foi abordado de forma superficial. Os argumentos foram prejudicados por terem sido escritos de forma incoerente.

Exercite sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente