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Todos os anos no Brasil, a região serrana e a baixada fluminense do Rio de Janeiro sofrem com as enchentes.
Sempre no verão essas regiões são castigadas com as chuvas, e todas suas trágicas consequências, (.)são muitas
as perdas, materiais e humanas. E no ano seguinte tudo outra vez.
e não é só problema do governo, as pessoas têm que dar mais valor a à vida, já que no próximo ano ela não vem de novo,
só as águas, as perdas e a dor.Ninguém tem que viver em lugares perigosos á vida, todos têm que viver em lugares onde
a vida possa ser protegida, esse é um direito dado a todos os brasileiros e está na Constituição Federal.
Tudo isso só acontece por causa da falta de moradias, as pessoas não têm onde morar nas grandes cidades e capitais do país,
então, elas invadem qualquer lugar, para fazer suas casas e não pagar aluguel caro, com isso colocam em risco suas vidas e seus
bens, assim as cidades vão crescendo de maneira desordenada, o poder público perde o total controle da situação e cada ano que
passa tudo vai ficando bem pior. De quem é a culpa ? De Deus ? Da natureza ? Do homem ?
A culpa é da falta de respeito com a natureza, porque morros, encostas, beira de rios e baixadas não são lugares para ninguém morar.
Do poder público (,) que é negligente com toda a situação. E não faz uma politica eficaz de planejamento urbano para resolver de maneira
definitiva essa vergonha .Com esse descaso todos os cidadãos brasileiros e o Brasil perdem. Porque são milhões de em dinheiro jogados na lama e no lixo das enchente todos os verões. Ano após ano a população seguem nas inundações, do no descaso, do no medo, da na dor, da na perda, e muita vezes do maior bem que possui possuem (,) a vida. O governo, nem ninguém podem trazer uma pessoa morta de volta a à vida.
Mas, pode fazer com que elas nunca mais passem por isso, colocando cada família em outra casa, e em outro lugar, é dever do governo
proteger e cuidar do seu povo. È para isso que ele está lá, para evitar que tragédias voltem a acontecer de novo e no mesmo lugar.
Comentários do corretor
O texto aborda o problema de forma superficial. Por exemplo, no início o Rio de Janeiro é citado, sendo que o problema não se limita àquele Estado.
Atenção para a acentuação, à pontuação e à concordância no texto.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |