Depois de tantas inovações e descobertas para que o ser humano pudesse “supostamente” viver bem, vieram às as conseqüências, na maioria das vezes da natureza. (A) Revolta desta contra o uso abusivo de matérias primas é visível em todo inicio de ano, com mortes, desabrigados e contaminações alimentares.
A população, talvez em busca de uma vida melhor, tem atitudes irrelevantes*, interferindo assim nos fenômenos naturais. Exemplo disso são as enchentes, onde um rio ou córrego transborda por um montante de água que esse, não estava preparado para receber.
Nesse âmbito, as causas mais evidentes das enchentes são os desmatamentos, lixos jogados diretamente em rios, córregos ou ruas, e a construção de imóveis nas áreas de inundação, tudo isso em um contexto de globalização, onde a busca por desenvolvimento industrial esta infligindo infringindo boa parte dos direitos humanos.
A inconsciência de alguns atos, não afeta somente as próximas gerações, mas também as presentes, onde há graves conseqüências das enchentes, assim como ameaça a à saúde pública, contaminação e os prejuízos financeiros, que são os assuntos de maior ibope na mídia, na qual várias pessoas ficam desabrigadas**.
Portanto, atitudes como jogar lixo nas ruas e desmatar florestas sem reflorestar, ainda podem ser mudado mudadas. A população tem que se policiar, e entender, que (será necessário tomar ) certas atitudes serão necessárias tomar, para que as gerações futuras possam usufruir dos bens da natureza, de uma maneira límpida. Assim, as mídias, junto com ONGs e governo têm um papel importante na conscientização popular, incluindo também na educação de base estudos sobre a importância da conscientização ambiental.
Comentários do corretor
* Se as atitudes fossem mesmo irrelevantes, não teriam reflexos no ambiente. O terma empregado está incoerente com o contexto.
** Trecho descolado no texto.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Faltou discutir, por exemplo, o papel do governo na situação. Quanto à escrita, cuide para escolher termos adequados ao que se quer dizer. Releia o texto antes de enviá-lo para certificar-se de que as informações estão coerentes.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |