O drama anual das enchentes.* - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 07/01/2014

Status:

Corrigida
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   Cada vez mais nos deparamos nos noticiários com relatos de pessoas que foram atingidas e prejudicadas pelas enchentes, nos mais variados locais. Esse fato deve-se a uma série de fatores**, não somente relacionados ao clima. (,) O que tem contribuído para o aumento de ocorrências desse tipo. As enchentes, por consequência (,) trazem consigo muito muita destruição e sofrimento para com aos que são atingidos, boa parte deles fazem parte da população de baixa renda, o que é ainda pior.

   Em meados do século XIX, devido ao processo de industrialização as cidades passaram a ser bastante ocupadas, aumentando a população e a consequente aglomeração de casas, ocorrendo principalmente em locais afastados dos centros, como exemplo as favelas. Nesses locais, as residências em sua maioria encontram-se próximas a morros e encostas, resultando nos deslizamentos de terras. Outro fator que contribui em grande escala para esse tipo de situação são os lixos que são acumulados em locais inapropriados ou até mesmo nos depósitos de lixo, pois ficam expostos ao ar livre. Por isso, são feitas algumas propagandas de conscientização, para amenizar o problema, mas ainda assim o caso vem se agravando.

   A questão (das) enxurradas está nos efeitos de destruição que ela traz consigo. Todos os anos repete-se a mesma situação. Nos períodos mais chuvosos tem-se registros de várias mortes causadas pelas enchentes, além dos prejuízos financeiros, deslizamentos de terras, erosões e como consequência a destruição de casas, e móveis. Atingindo principalmente a população de baixa renda***. Muito se questiona o “porque” das pessoas ocuparem locais sujeitos a enchentes, a resposta está na falta de oportunidades concedidas aos mesmos, prova disso são os elevados índices de desempregos.

   Cabe ao governo conceder maiores mais oportunidades a à população, menos desigualdades de renda, mais empregos. (,) A fim de que pudesse ser se evitada evite a ocupação de locais indevidos. É necessário que a sociedade se reavalie e se conscientize, quanto aos locais ocupados para a moradia e quanto aos pontos onde jogam o lixo. Sabe-se que a função de conscientização da população, exercida pela mídia não seria suficiente. Portanto, vê-se necessário que as escolas também exerçam seu papel como educadoras. (,) Para que assim tenhamos resultados satisfatórios.

 

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título

** O uso desses dois termos derivados traz a sensação de redundância ao texto. Substitua, por exemplo, " esse fato" por "isso" ou "esta situação".

*** Essa afirmação já foi usada anteriormente. Cuidado para não tornar o texto repetitivo.

 

Atenção para a concordância de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).O uso da crase e emprego de termos coerentes ao que se quer dizer também deve ser observado.

Quanto ao tema, o texto o aborda de forma satisfatória, porém não extrapola o senso comum.

Continue exercitando sua escrita!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente