Todo o ano no Brasil,as fortes chuvas* vem vêm causando estragos,trazendo com ela as enchentes,doenças,deixando desabrigados,feridos e até mortos.A população da periferia é a que mais sobre sofre com essa tragédia causada pelas enchentes.
Devido a à situação precária que o país oferece para a população pobre da periferia,eles são obrigados a construírem suas moradias em torno dos rios,atrapalhando o seu curso normal.Quando chove muito o rio recebe uma quantidade de água maior do que ele consegue comportar,fazendo com que ele transporde transborde,formando as enchentes.Elas ficam ainda mais fortes,devido ao lixo que se joga nos rios e ruas da cidade,provocando o entupimento das redes de esgoto.O desmatamento vem cada vez mais,prejudicando o solo e dificultando o escoamento de água da chuva.
O governo (,) que tem a função de ajudar essa população e manter a cidade limpa,fica simplesmente sentado esperando a chuva chegar,e as enchentes causarem estragos,derrubando casas,acabando com sonhos,destruindo famílias e deixando até mortos.A autoridade interdita o que sobrou de suas casas,as pessoas são obrigadas a deixarem para traz os seus bens matérias,que levaram anos para conseguir.
A população menos carente tenta ajudar como pode,fazendo doações de alimentos,roupas,calçados e até brinquedos.O governo por sua vez tem a obrigação de dar moradias seguras a à população pobre da periferia,montar promover campanhas de conscientização sobre reciclagem do lixo,manter a cidade limpa e fazer comprir cumprir a lei para aqueles que provocam o desmatamento.
Só assim então a população da periferia poderia viver dias melhores,sem dor,medo,e tristeza causados pela a tragédia das enchentes(.)
Comentários do corretor
* Não é apenas uma forte chuva, são muitas chuvas em um curto período de tempo.
Bom texto, com um olhar bastante humano sobre o tema. Atenção apenas à grafia correta das palavras e ao uso coerente de expressões.
Continua exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |