Desde o começo do século XIX, grandes transformações urbanas aconteceram no Brasil e pelo mundo visando melhorias sociais e urbanísticas. Avenidas alargadas, esgotos instalados, iluminação e cortiços derrubados*.
O aumento crescente da população, levou a maioria de renda baixa baixa renda para morros e periferias, áreas que também são as mais afetadas com enchentes em períodos de fortes chuvas. Obviamente acontecem enchentes por causa do próprio fenômeno natural, porém muitas vezes o homem tem sua parcela de culpa nesses catastróficos momentos.
Nas áreas mais carentes alagamentos e enchentes são maiores, pois além da falta de saneamento básico e investimento por parte do governo, os moradores sem conhecimento profundo acerca do assunto, acabam prejudicando o próprio meio em que vivem pela falta de educação ambiental.
Pode não ter como acabar definitivamente com esse problema por meios humanos, mas com certeza se investirmos e procurarmos melhorar nossas atitudes com o meio ambiente isso pode mudar e melhorar nossas vidas.
Com ajuda dos governos em obras para melhorias em áreas mais afetadas, investimentos em mais informações para a população, educação ambiental para todos os níveis de escolaridade e projetos sociais haverá uma grande mudança no mundo.
Comentários do corretor
* Escrito dessa forma, este trecho dá a entender que a iluminação também foi derrubada.
Bom texto! Atenção, no entanto, com a pontuação correta e com a escolha dos termos, para evitar trechos dúbios.
Continua exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |