Mas mais uma vez a natureza dá sinais de que os efeitos e desastres naturais tem têm um poder devastador, (.) no dia 23 de Dezembro de 2013 a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) cedeu lugar para outro tipo de área de instabilidade conhecida como Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) em vitória Vitória (ES), (.) segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) as chuvas do dia 23 representam mais do que duas vezes o esperado para todo o mês de Dezembro. Os volumes acumulados estão próximos a 670 milímetros nas últimas 24 horas, os maiores acumulados foram registrados em Santa Tereza (ES), com mais de 60 milímetros, valor que representa mais de 30% da média. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, teve cerca de 78 milímetros, 28% do esperado para Dezembro.
Enquanto isso a chuva vai ser como uma loteria que pode cair em uma cidade e em outra não, em meio a essa catástrofe natural o que a população sentiu é ver a tragédia que atingi atinge toda a população, alguns perderam a vida, outros perderam parentes ou amigos e muitos perderam suas casas. Para o comércio e a indústria, o fenômeno se resume em prejuízos financeiros e para outros se resume em caos no trânsito, (.) em meio a tudo isso as palavras mais escutadas são de que as pessoas provocam e a natureza responde, no entanto vem a pergunta, quais as soluções já vem sendo trabalhadas pelo governo? Quais as providencias providências para contornar os efeitos desses desastres? Como prevenir possíveis desastres naturais em nossas cidades? Em resposta a essas perguntas só nos resta:
- Criar na elaboração do projeto de locação e situação, soluções que estimulem a pensar nos riscos diários que existem em suas casas, escolas, ruas, parques e comunidades.
- Ajudar os educadores a identificarem formas de prevenção e soluções para esses possíveis desastres.
- Criar na comunidade maneiras de levar informação sobre riscos ambientais e incentivar a prevenção no ambiente.
- Cobrar da prefeitura ou do governo soluções
implementarescomplementares envolvendo escolas, associações de bairro, subprefeituras, corpo de bombeiros e outros setores da sociedade. - Desenvolver um trabalho que promova para a população um senso de responsabilidade para preservar a natureza e o meio ambiente.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à estrutura do tipo de texto solicitado. As possíveis soluções devem ser pontuadas em texto corrido em uma dissertação.
Continua exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |