Enchentes: um problema social e não de ordem urbana - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 06/01/2014

Status:

Corrigida
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Mas mais uma vez a natureza dá sinais de que os efeitos e desastres naturais tem têm um poder devastador, (.) no dia 23 de Dezembro de 2013 a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) cedeu lugar para outro tipo de área de instabilidade conhecida como Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) em vitória Vitória (ES), (.) segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) as chuvas do dia 23 representam mais do que duas vezes o esperado para todo o mês de Dezembro. Os volumes acumulados estão próximos a 670 milímetros nas últimas 24 horas, os maiores acumulados foram registrados em Santa Tereza (ES), com mais de 60 milímetros, valor que representa mais de 30% da média. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, teve cerca de 78 milímetros, 28% do esperado para Dezembro.

Enquanto isso a chuva vai ser como uma loteria que pode cair em uma cidade e em outra não, em meio a essa catástrofe natural o que a população sentiu é ver a tragédia que atingi atinge toda a população, alguns perderam a vida, outros perderam parentes ou amigos e muitos perderam suas casas. Para o comércio e a indústria, o fenômeno se resume em prejuízos financeiros e para outros se resume em caos no trânsito, (.) em meio a tudo isso as palavras mais escutadas são de que as pessoas provocam e a natureza responde, no entanto vem a pergunta, quais as soluções já vem sendo trabalhadas pelo governo? Quais as providencias providências para contornar os efeitos desses desastres? Como prevenir possíveis desastres naturais em nossas cidades? Em resposta a essas perguntas só nos resta:

  • Criar na elaboração do projeto de locação e situação, soluções que estimulem a pensar nos riscos diários que existem em suas casas, escolas, ruas, parques e comunidades.
  • Ajudar os educadores a identificarem formas de prevenção e soluções para esses possíveis desastres.
  • Criar na comunidade maneiras de levar informação sobre riscos ambientais e incentivar a prevenção no ambiente.
  • Cobrar da prefeitura ou do governo soluções implementares complementares envolvendo escolas, associações de bairro, subprefeituras, corpo de bombeiros e outros setores da sociedade.
  • Desenvolver um trabalho que promova para a população um senso de responsabilidade para preservar a natureza e o meio ambiente. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e à estrutura do tipo de texto solicitado. As possíveis soluções devem ser pontuadas em texto corrido em uma dissertação.

Continua exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente