A culpa sempre é do outro num ambiente frequentado pelos coitadistas e vitimistas. As chuvas nada fazem de mal ao ser humano,quem faz mal ao ser humano é ele mesmo,se tratando de Brasil ainda então,esse estado se agrava.
Ao percorrer 1 km de distância é fácil notar que de educação os brasileiros desconhecem. Nota-se muitas bitucas de cigarros jogadas ao chão,muitas recipientes garrafas de refrigerantes,saquinhos de salgadinhos e entulhos dentro de córregos. Por incrível que pareça é fácil notar colchões,sofás,estrado de cama e até mesmo vasos sanitários no interior do Rio Tietê.
Em 2013 entrou em vigor uma lei (que) visa multar o cidadão que emporcalhar a cidade do Rio de Janeiro.Se tratando ainda de da cidade turística mais relevante essa lei prima ser (?). Uma turba irascível e ignorante só entende a língua do "meteu a mão no meu bolso,não gostei".
A função do Estado é construir e a do povo é conservar. Infelizmente o povo brasileiro entende pouco dos seus direitos e o entendimento dos seus deveres é ínfimo. A união entre o Estado e o povo é de extrema relevância para atigirmos o ápice da cidadania e do progresso,se não houver união no combate às enchentes,viveremos em estado primitivo a infindar-se.
Comentários do corretor
O tema foi explorado de forma satisfatória e crítica, porém o texto poderia ter ido mais a fundo na discussão. Atenção para o uso coerente de alguns termos.
Continua exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |