Atualmente, a mídia tem mostrado as polêmicas a respeito dos Projetos de Lei (PL) sobre Política associada à Religião. São diversas opiniões, o que torna verossímil a afirmação de que este tema é polêmico. Afinal, é possível ter Religião atuando no Estado Laico? Para responder essa (esta) pergunta, é necessário tomar como base alguns acontecimentos históricos, assim haverá fatos nos quais se pode espelhar-se*.
Durante a Idade Média, desde a época das cruzadas, a Igreja exercia uma forte influência sobre a vida de todos – de forma mais intensa e mais radical do que nos dias atuais. As leis eram ditadas pela Igreja e essa (esta) dominava todo o espaço: as melhores terras, o dízimo, colheita, entre outros: tudo pertencia ou era destinado a essa (à) instituição (use letra maíscula para se referir a determinada Instituição anteriormente citada).
Pode-se dizer, então, que nesse período histórico não havia uma sociedade laica – já que não havia Estados como os atuais e a Igreja interferia – e que as populações ficavam sobre custódia da moral religiosa. E não é exatamente isso que se quer implantar no Estado brasileiro? Um governo no qual os religiosos possam estar no controle e assim haverá leis que os favoreçam.
É claro que defendendo um Estado Laico, haverá quem dirá que a Democracia não estará sendo cumprida. Ao contrário: ao assegurar um Estado Laico, será assegurado também a pluralidade religiosa e o direito a todos os cultos.
Portanto, a Religião não deve atuar no Estado Laico, pois há um limite para que essas duas se misturem: afinal, se a Religião comandasse, investimentos e teorias científicas poderiam não mais ser aceitas, podendo causar até uma estagnação na evolução do país.
Comentários do corretor
*Observe que a retirada desse trecho não prejudicaria a ideia. Procure a objetividade para evitar um texto prolixo.
Texto claro, boa organização das ideias e argumentação. Atente-se, no entanto, ao uso de pronomes relativos e evite repetí-los, explorando melhor a riqueza de vocabulário existente no Português. Continue exercitando!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |