Religiosos e os cargos políticos - Banco de redações


Religiosos na Política: Democracia ou atentado ao Estado Laico?

Enviada em: 28/12/2013

Status:

Corrigida
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        É ingável (inegável) que a presença de religiosos em cargos políticos aumentou bastante, gerando, com isso, várias opiniões distintas sobre o tema. Pois,* os religiosos procuram representações que possam defender suas opiniões em relação aos assuntos em pauta e que possam, com sabedoria bíblica, defender leis que estejam em sintonia com a Lei de Deus; o que algumas pessoas não aceitam e criticam. 

          O Brasil pode ser considerado um país de democracia ampla, onde todos têm o direito de "ir e vir" livremente, falar o que acha(m)** correto, pois tem (têm) liberdade de expressão, (podem) viver da maneira que quer (quiserem)... Enfim, um país de grande liberalidade. Sendo assim, qual é o motivo que impede um líder religioso de assumir um cargo Executivo ou Legislativo? "Brasil um país de todos!", essa é a política que se prega e procura aplicar-se. 

        Eles querem uma chance para ajudar a mudar o país para melhor, querem representar uma grande parte do Brasil (aproximadamente 87% - oitenta e sete por cento*** - da população), pregar a verdade também é um dos seus objetivos e opinar sobre as leis que estão em pauta. Os religiosos são, assim como os demais que são eleitos, formadores de opiniões e visam à melhoria do país.

        É visto que a participação dos religiosos em cargos políticos aumentou bastante****, embora ainda haja uma pequena parte da população contra tal candidatura. Mas se essa "pequena parte" procurar entender que todos têm seu direito de opinar e os candidatos religiosos continuarem agindo de forma correta, é possível que ambas as partes entrem em um consenso e possam todos, com união, lutar por um país melhor. 

Comentários do corretor


*Observe que o termo pode ser retirado sem prejuízo do sentido do trecho. Procure sempre a concisão, afim de evitar a prolixidade e tornar o texto mais objetivo.

**Atente-se à concordância de número. Foi usado o termo "todos têm", e, em seguida, um termo no singular.

**** Não é necessário escrever a porcentagem por extenso.

***** Este trecho é bastante semelhante à primeira linha do texto. Evite tais repetições.

 

Além de observar os pontos acima, procure trabalhar com argumentos mais concretos, persuasivos. Quando surge a pergunta "qual é o motivo que impede um líder religioso de assumir um cargo Executivo ou Legislativo?", um dos textos da coletânea facilmente responderia com argumentos contrários. Qual seria a sua resposta convincente? Essas são as características de argumentos realmente persuasivos: prever e antecipar respostas aos argumentos contrários. 

Gramaticalmente, há poucos erros, porém atente-se à concordância de número. 

Continue exercitando!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente