Muro da vergonha - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 07/05/2009

Status:

Corrigida
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Ao longo de nossa história vários muros foram construídos, muro de Berlim, muros islâmicos, entre outros, ambos1 com finalidade de segregação, separação ideológica, racial. Agora será construído o muro do Rio de Janeiro, com o objetivo, segundo os executivos, de não expandir as favelas e assim não prejudicar as áreas de reflorestamento2.
Será realmente este o motivo das construções? Ou seria uma forma de separar os que tem mais dos que tem menos? Fazendo os "favelados"3 se sentirem inferiorizados, com auto-estima baixa, provocando até mesmo certos conflitos e ao invés4 de resolver "o tal problema da mata atlântica"?.
O governo do Rio de Janeiro investirá R$ 40 milhões, uma quantia relativamente alta (para este projeto). Eis que surge a questão, (:)por que ao invés de usar esse dinheiro4 para construir estes muros vergonhosos, não é investido4 em educação ambiental, (ou na) destruição das casas que estão prejudicando a mata atlântica econstrução destas em outras áreas5 que não afete o meio ambiente?
Muitas perguntas, poucas respostas. Arquitetos e engenheiros poderiam muito bem resolver o problema6,(.) o muro definitivamente é uma atitude ridícula e vergonhosa tomada pelo governo local.
Contudo (,) podemos perceber que esta medida tomada pelo governo carioca é muito precoce, (e) deveria ter uma analise melhor sobre outras possibilidades de preservação da mata, sem fazer com que estas comunidades se sintam inferiorizadas.

Comentários do corretor


Olá, agradecemos por enviar sua redação! Vamos ver juntos algumas observações? Nosso intuito aqui é ajudá-lo a melhorar cada vez mais! Vamos lá!

Considerações:

1. "Ambos" faz referência ao número dois, o que não acontece no texto.

2. Áreas de reflorestamento? Faltou uma explicação.

3.Evite termos assim, pois geram depreciação.Prefira dizer: as pessoas que moram nas favelas ou os moradores das favelas.

4. Períodos confusos por falta de pontuação devida.  

5. Não há como construir algo que foi destruído.

6. Arquitetos e engenheiros poderiam resolver o problema de que maneira? Faltou mais informações!

Considerações adicionais:

As palavras ou expressões sublinhadas são erros de digitação, ortográficos ou desnecessárias. As vírgulas em vermelho deveriam ser retiradas e as que estão em parênteses, inseridas.

A palavra auto-estima passa a ser grafada sem o hífen, em conformidade com a nova ortografia: autoestima. No entato as novas regras serão obrigatórias somente a partir de 2012.

Avaliação final:

Você tem bons argumentos, falta-lhe a releitura do texto, pois dessa forma, evitaria erros fáceis de serem corrigidos.Prefira períodos mais curtos, com exposição mais objetiva e clara das ideias. Coloque-se no lugar do leitor!

Continue treinando! Você escreve bem! Sucesso e envie mais redações! Teremos prazer em ajudá-lo!  


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente